segunda-feira, 21 de março de 2011

Sociedade com Jesus - 21/03/2011 a 26/03/2011

Segunda, 21 de março

Exposição
Reprograme-se

Lições de meu laptop (Lc 4:14-18). Meu laptop, que uso muito como pastor, estava muito lento, e por isso o levei a uma loja de reparos para que ele fosse reprogramado. Enquanto estava lá, descobri que já várias maneiras de reprogramação. Você pode utilizar um CD de recuperação, que aparentemente apaga tudo e restaura seu computador à situação em que ele saiu da caixa. Você também pode tentar limpar o computador, deletando: (a) cookies – pequenos trechos de informação que são armazenados no computador enquanto navega na internet, (b) arquivos temporários salvos da Internet e (c) arquivos que ocupam muita memória, como imagens e vídeos. Um bom antivírus também pode remover qualquer shareware ou malware (programas prejudiciais instalados no computador sem que o proprietário o saiba).

Reprogramação divina (Mc 1:21-35; 2Co 5:17). Aquilo que ocorre no mundo da informática também se aplica a nossa vida emocional. Também fomos afetados por eventos que deixaram cicatrizes internas e precisamos liberar algumas das recordações que estão tomando muito espaço. Para algum dia sermos restaurados ao que devíamos ser, precisamos da reprogramação divina, através de um relacionamento de amor com Jesus. Leia 2 Coríntios 5:17.

O ingrediente secreto (Mt 6:14-18; Mc 1:21-35; Lc 4:16-22). Nunca ninguém vai me confundir com um grande chef, e não posso me gabar de ter receitas incríveis. Mas sei uma coisinha ou outra sobre fazer experiências na cozinha, e minha família está viva para contar isso! Já vi o acréscimo de um único ingrediente transformar inteiramente uma receita velha e cansada. Alguns ingredientes, acrescentados mesmo em pequena medida, podem mudar tanto o sabor de um prato que ele passa a ser considerado totalmente novo. Alguns cozinheiros o chamam de ingrediente “secreto”. Felizmente, para os cristãos, esse ingrediente não é secreto. Paulo não está dizendo aos cristãos de Corinto que no momento em que você vem a Cristo tudo em sua vida passa a ser completamente diferente. Ele estava dizendo que, quando Jesus é acrescentado àquela velha receita de sua vida, esta vida se torna nova, porque há um ingrediente novo.

Suma! (Sl 31:24; Mt 26:36–44; Lc 9:23, 24). Assim como um novo ingrediente afeta a receita toda, entrar numa sociedade com Jesus mexe com todas as áreas de sua vida – espiritual, social, física e mental. O principal desafio, entretanto, está em nós e em quanto estamos dispostos a permitir que Ele assuma o controle completo. “‘Se alguém quiser acompanhar-Me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa, este a salvará’” (Lc 9:23, 24).

“Como um computador, nosso cérebro registra as experiências que temos na vida. Os bebês recém-nascidos vêm ao mundo com um registro limpo. O único mundo que eles conhecem é o que eles podem ver, ouvir, sentir, mastigar e cheirar. Nada foi programado em seu computador. Eles não têm vocabulário e, portanto, não têm meios de se comunicar com os que estão encarregados de cuidar deles. Durante os primeiros anos de formação, eles aprendem a viver independentemente de Deus e, nos anos posteriores, quando eles vêm a Cristo, sua mente ainda está programada para viver independentemente de Deus.”*

Aprendendo a depender (Sl 31:24; Mt 26:36-44; Jo 15:4, 5). A parte difícil é ir contra o que os programas de televisão e os livros de autoajuda promovem – que você pode ter inteireza mental por si mesmo. Isso reforça falsamente nossa independência; daí a necessidade de reprogramarmos nossa mente. Jesus talvez não instale dentro de nós um CD de recuperação do HD, nem delete nossos velhos padrões mentais, mas Ele nos dá Sua presença, e nossa dependência dEle nos capacita a experimentar a saúde mental máxima. “Permaneçam em Mim, e Eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em Mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto; pois sem Mim vocês não podem fazer coisa alguma” (Jo 15:4, 5). “Nosso crescimento na graça, nossa felicidade, nossa utilidade – tudo depende de nossa união com Cristo. ... A vida em Cristo é uma vida de descanso. Pode não haver êxtase de sentimentos, mas deve existir uma constante, serena confiança” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 69, 70). Com Jesus, não apenas nos é suprido poder para experimentar a saúde mental, mas Ele nos deu o exemplo de sua vida na Terra.

* Neil Anderson and Robert Saucy, The Common Made Holy (Eugene, Ore.: Harvest House Publishers, 1997), p. 150, 151.


Pense nisto


1. Que questões importantes em sua vida você deixou de pedir a Deus que assumisse o controle?
2. Tente identificar as barreiras que impedem você de confiar inteiramente em Jesus.
3. Quão importante é estar focado em Jesus?
4. Estar com a mente muito concentrada nas coisas do Céu pode impedir você de ter alguma utilidade aqui na Terra?
5. Por que a tranquilidade mental é possível neste mundo de tumulto, egoísmo e terror?

Mãos à Bíblia

Jesus ia regularmente à sinagoga aos sábados (Lc 4:16). Seu exemplo deve nos mostrar a importância de adorar a Deus em comunidade para reprogramarmos nossa mente para o bem.

2. Qual é nosso papel e lugar na comunidade mais ampla da igreja? 1Co 12:12-31; Ef 4:15, 16

O envolvimento em uma igreja é grande fonte de bênção. Esse ambiente pode ser terapêutico para as emoções e para o corpo. É verdade que, às vezes, surgem problemas na comunidade e alguns guardam ira e amargura. Mas, frequentemente, os que trabalham seus problemas podem encontrar apoio, companheirismo e encorajamento que não teriam em outro lugar. Pense no que a igreja poderia ser se cada membro tivesse no coração estas palavras de Paulo: “Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo” (Gl 6:2).

Patrick E. Jacques – Ajax, Canadá

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial