A Natureza como Fonte de Saúde - 14/03/2011 a 19/03/2011
Segunda, 14 de março
Dose diária de natureza
Será que a natureza pode ter um efeito curativo sobre pessoas com problemas emocionais? Um estudo empírico realizado na última parte da década de 80 testou uma hipótese que propunha exatamente essa conexão.* Os pesquisadores Jennifer Davis-Berman e Dene S. Berman acompanharam 23 adolescentes de risco que participaram de uma série de quatro viagens ao deserto e passaram por uma terapia diária. O estudo se concentrou em mudanças no autocontrole, sintomas comportamentais, autoeficiência e autoestima. Os Berman descobriram que todos os adolescentes tiveram um progresso significativo nos fatores analisados.
Não foi incluída no estudo a razão para a mudança. Como cristãos, sabemos que o Deus que criou a natureza imprimiu nela uma figura de Seu caráter para que a encontrássemos. Paulo fala sobre o poder do testemunho da natureza: “Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;” (Rm 1:20). Mesmo aqueles que não têm nenhum conhecimento de Deus podem Se aproximar dEle e encontrar cura através de uma experiência em Sua criação.
O enfoque restrito do estudo dos Berman mostra que o tempo passado no deserto pode ser terapeuticamente benéfico para adolescentes perturbados. Passar tempo no mundo natural de Deus é benéfico não apenas para adolescentes com problemas, mas para qualquer pessoa que esteja experimentando as pressões da vida. Todos precisamos tirar tempo para nos “reconectar” com Deus através da natureza. Passar tempo na natureza traz paz e cura que muitas vezes são difíceis de encontrar em meio à rotina diária da vida. Embora intervenções médicas possam ser necessárias, a própria natureza provê descanso e um lembrete do cuidado e provisão de Deus para conosco.
O Gênesis relata a experiência que Adão e Eva tiveram no jardim que Deus criou para eles. Deus não só criou um habitat natural perfeito para eles, mas também os abençoou com Sua presença. Mesmo após o pecado, a natureza ainda nos fala do Criador. Também podemos olhar adiante, para o tempo em que a natureza será restaurada a seu estado perfeito. Então comungaremos uma vez mais face a face com Deus.
*Jennifer Davis-Berman e Dene S. Berman, “The wilderness therapy program: an empirical study of its effects with adolescents in an outpatient setting”, Journal of Contemporary Psychotherapy, 19:4, dezembro de 1989, p. 271-281.
Mãos à Bíblia
2. Leia a história da queda em Gênesis 3. Que mudanças imediatas sobrevieram tanto aos seres humanos como à natureza em resultado do pecado?
Christy Yingling – Fletcher, EUA
Marcadores: 14 de março, A Natureza como Fonte de Saúde, lição escola sabatina, Segunda
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial