quarta-feira, 9 de março de 2011

Liberdade dos vícios - 09/03/2011 a 12/03/2011

Quarta, 9 de março

Evidência
Passos para a liberdade

Em muitos vícios, particularmente aqueles que envolvem abuso de substâncias, uma dependência fisiológica predomina sobre a vontade de resistir. Isso é particularmente verdadeiro no caso das drogas ilegais, mas há muitas outras formas de se criar dependências fisiológicas. As perspectivas sociais variam de acordo com a substância. O vício em cafeína é um exemplo claro, encorajado em algumas profissões como uma parte esperada da cultura daquele tipo de trabalho.

Para muitas pessoas, o vício é o resultado de padrões comportamentais, em vez de abuso de substâncias. O jogo é um exemplo, mas há uma variedade de hábitos que também levam aos vícios. O uso da internet e do videogame, o sexo, a pornografia, as compras e até o trabalho podem viciar. Entre o abuso de substâncias e o hábito, há ampla oportunidade para todo mundo sofrer de algum tipo de vício.

O estigma do comportamento viciante separa a vítima de interações sociais saudáveis. Muitas vítimas anseiam por forças para resistir à tentação, por uma cura para sua fraqueza, ou pelo reconhecimento de que sua luta é real. Aqueles que são escravos de um hábito encontrarão conforto e solidariedade no contexto do verso para memorizar desta semana. Jesus nos descreve como escravos do pecado, viciados num hábito de rebelião contra Deus. Nossas próprias lutas para obter justiça produzem apenas sucesso parcial, e há constante perigo de recaídas. Mas “se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres” (Jo 8:36).

O programa dos Alcoólicos Anônimos foi criado por dois homens que encontraram esperança através da partilha de seu fardo com outros viciados e ao colocar seu vício sob o poder de Deus. Seu programa de 12 passos inclui confissão, submissão, oração diária, restituição e testemunho. Hoje, mais de dois milhões de membros do AA em 180 países buscam ajuda para sua luta.

Compreendendo que minha própria vontade é fraca demais para deixar hábitos que me prendem, preciso fazer diariamente a oração de Davi (veja Sl 139:23, 24).

Mãos à Bíblia

4
. Que advertência Jesus fez a respeito do acúmulo de riquezas? Mc 10:17-27; 1Tm 6:10 e Lc 12:15

Steven J. Dovich – Andover, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial