terça-feira, 1 de março de 2011

Ciúme e inveja - 01/03/2011 a 05/02/2011

Terça, 1º de março

Exposição
Câncer mental

Os efeitos modernos do ciúme (Tg 3:16, 17). Lucas e Roxanne estavam casados há cinco anos. Ele era carismático e confiante; mas Roxanne era muito insegura, porque trazia uma bagagem de um relacionamento prévio. Em várias ocasiões, ela derramou o coração para Lucas, pedindo-lhe que fosse mais sensível a sua situação enquanto ela tentava superá-la. Contudo, toda vez que Roxanne o interrogava sobre qualquer mulher que estivesse prestando atenção nele, ele sentia que ela estava questionando sua lealdade ao casamento.

O ressentimento e a ira foram crescendo, e o casamento acabou terminando em divórcio. Roxanne decidiu viver como solteira, porque não tinha certeza de que jamais seria capaz de confiar novamente num homem. Embora Lucas sempre tivesse sido fiel a Roxanne, ela sentia muito desprezo por ele.

O ciúme comparado a uma sepultura (Pv 6:34; Ct 8:6). O ciúme é para a mente o que o câncer é para o corpo. É degenerativo e doloroso. Aos poucos, ele mina sua vida, energia e dedicação. Aprisiona a pessoa e faz com que ela se sinta como se estivesse perdendo o controle. Sentir ciúmes por um período longo resulta em profunda dor emocional, deixando a pessoa a crer que não há saída.

O sábio Salomão, em Cantares 8:6, compara o ciúme à sepultura. Conquanto a palavra ciúme neste verso seja melhor traduzida como “amor zeloso” ou “paixão”,1 comparar o ciúme à sepultura traz à mente algumas conclusões interessantes. A sepultura representa a violenta separação de nossos queridos. Justamente quando você pensa que tudo estava indo como você queria, um ente querido morre e você se sente como se seu mundo tivesse desmoronado. O ciúme pode criar o mesmo senso de desespero.

Outra comparação entre o ciúme e a sepultura é que a pessoa que faleceu nunca saberá da dor que você teve de passar como resultado da morte dela. Da mesma forma, quando estamos lidando com o ciúme, pode parecer que as pessoas ao nosso redor não sabem nada de nossos sentimentos e opiniões.

Talvez a maior comparação de todas entre o ciúme e a sepultura é que esta representa a morte e o ciúme tem o poder de drenar a vida de quem o alimenta. Se não lidarmos corretamente com ele, o ciúme pode fazer com que fiquemos perdidos, que nos transformemos em outra pessoa. Provérbios 6:34 nos diz que o ciúme pode causar grande ira. Ele pode consumir de tal forma a mente que dite o comportamento e atrapalhe a capacidade de julgamento de uma pessoa que comumente não desejaria causar mal a ninguém. E, antes que se passe muito tempo, a pessoa cuja mente está sendo consumida pelo ciúme deixa de ser amável.

Fazendo o cálculo (Gênesis 37). Os irmãos de José o invejavam por causa do favoritismo do pai em relação a ele, embora não haja desculpas para isso. Jacó favorecia José “porque lhe havia nascido em sua velhice” (Gn 37:3). Esse favoritismo o levou a dar a José uma roupa especial e fez com que seus irmãos sentissem ainda mais ciúmes. Quando José teve sonhos que indicavam que ele se tornaria um governante sobre seus irmãos, isso foi o suficiente para fazer com que eles desejassem matá-lo.

“Será que o ciúme poderia alguma vez fazer você sentir vontade de matar alguém? Antes de dizer: ‘É claro que não’, olhe o que aconteceu nesta história. Dez homens estavam dispostos a matar seu irmão mais novo por causa de uma túnica e alguns sonhos que ele contou. Seu profundo ciúme havia se transformado numa horrível fúria que os cegou completamente para o que era certo. O ciúme pode ser difícil de ser reconhecido, porque nossas razões para nutri-lo parecem fazer sentido. Mas, se não for refreado, o ciúme cresce rapidamente e leva a sérios pecados. Quanto mais você cultiva sentimentos de ciúme, mais difícil é se libertar deles. O momento de lidar com o ciúme é quando você nota que está fazendo o cálculo do que outras pessoas têm.”2

Ciúme real (1 Samuel 18)
Uma vez mais lemos na Bíblia como o ciúme pode ter sérias consequências. Saul sentiu tanto ciúme do sucesso e popularidade de Davi que teve um acesso de raiva, pegou uma lança e a atirou nele, esperando cravá-lo na parede (versos 8 a 11). Durante o resto de sua vida, Saul continuou a ameaçar a vida de Davi. Contudo, apesar disso, Davi poupou a vida de Saul duas vezes, quando poderia tê-lo matado. Isso apresenta outro lado do ciúme. Se você conhece alguém que tem ciúme de você, é capaz de agir como Davi? Você seria capaz de ser bondoso com essa pessoa, em vez de revidar seus ataques?

1. The Interpreter’s Bible, v. 5, p. 143.
2. Life Application Study Bible (Wheaton, Ill.: Tyndale House, 1991), p. 77.

Mãos à Bíblia

4. Qual foi a atitude inicial de Saul em relação a Davi? 1Sm 18:1-5

As ações de Saul mostram que ele teve uma atitude muito positiva em relação a Davi, a quem deu uma posição elevada no exército. Considerando também a atitude de seu próprio filho, está claro que Davi teve o favor do rei.

5. O que mudou a atitude de Saul? Por que essa é uma resposta humana tão comum? 1Sm 18:6-9

O restante do capítulo 18 de 1 Samuel mostra quão prejudicial se tornou a inveja de Saul sobre Davi. Esse sentimento o levou a toda sorte de desvios e estratégias, mas nenhuma delas funcionou. As próprias coisas que ele temia em Davi se tornaram cada vez mais evidentes.

Ricardo Kerr – St. Catherine, Jamaica

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial