quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Autoestima - 24/02/2011 a 26/02/2011

Quinta, 24 de fevereiro

Aplicação
Autoestima cristã

Como obtenho uma autoestima cristã? Primeiro, compreendendo e aceitando o valor que Deus dá a nós. Em Romanos 5:8 lemos que Cristo morreu por nós enquanto ainda éramos pecadores. Quando escolhemos acreditar em nosso valor próprio com base no conceito que Deus tem de nós, em vez de nas mensagens distorcidas que outros pecadores aqui da Terra podem projetar sobre nossa autoimagem, começamos a obter a verdadeira autoestima cristã!

Como posso manter uma autoestima cristã? Depois de termos um vislumbre de nós mesmos através dos olhos de Cristo, precisamos resistir ao impulso de criticar aquilo que Deus valoriza tanto. Desprezando a nós mesmos ou a outros, estamos criticando Aquele que nos criou. Paulo fala sobre uma renovação de nossa mente como uma forma de lidar com esse modo insano de pensar. “Você precisa se tornar um sócio de Deus neste processo de reprogramação e renovação. Essa obra é um processo contínuo, não uma crise repentina. Não conheço uma única experiência cristã que irá mudar sua autoimagem da noite para o dia. Você precisa ser ‘transformado pela renovação da ... sua mente’ (adaptação de Rom. 12:2). Os verbos nesse verso representam ação contínua, e a palavra ‘mente’ descreve a maneira com que você pensa e olha para a vida como um processo diário.”*

De que maneira posso ajudar outros a terem uma autoestima cristã? Se tivemos sucesso nos dois primeiros passos, conseguiremos ajudar outros a desenvolver uma autoimagem saudável. Jesus nos admoesta a amar nosso próximo como a nós mesmos, e só podemos fazer isso quando chegamos a um ponto em que não esperamos que os outros nos tranquilizem quanto a quem somos. Quando nos enxergarmos como filhos do Pai celestial, nos trataremos uns aos outros de maneira diferente. Estar num relacionamento de amor com nosso Pai celeste pode nos dar a capacidade de abençoar todos os Seus filhos com o transbordamento do amor e graça que recebemos dEle. Procuraremos ativamente outros filhos e filhas de Deus para o propósito claro de abençoá-los, porque amamos nosso Pai.

*David A. Seamands, Healing for Damaged Emotions (SP Publications, 1991), p. 74.

Mãos à Bíblia

7. O que Paulo quer dizer ao afirmar que devemos nos “revestir do novo homem”? Qual é a natureza desse novo homem? Ef 4:23, 24

8. Resuma as atitudes e comportamentos do novo homem. Ef 4:25-32

Amy and David Campbell – North Clarendon, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial