quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Autoestima - 23/02/2011 a 26/02/2011

Quarta, 23 de fevereiro

Evidência
Os escolhidos

Autoestima é como você se sente com relação a si mesmo(a), algo tão simples, mas que as pessoas têm dificuldade de alcançar. Tanto que, em muitos países, os antidepressivos estão entre as drogas mais consumidas. Muitos gurus da autoajuda têm dogmaticamente apontado maneiras de aumentar a autoestima para garantir felicidade e sucesso. Será que a resposta para a baixa autoestima e o descontentamento precisa ser encontrada em algum mantra especial de autoafirmação que deve ser repetido diariamente em frente a um espelho?

Há mais de dez anos, li um desses artigos sobre as misérias do sistema educacional americano. Após citar as péssimas colocações dos estudantes em matemática e ciências, o artigo dizia que os alunos americanos na verdade ficaram acima de todos os outros países em uma categoria – autoestima. Os professores fizeram piada dizendo que talvez nossos alunos não fossem os melhores e mais brilhantes, mas pelo menos nos sentíamos bem com nossos fracassos.

Autoestima é respeito próprio. Sendo uma especialista em leitura, trabalho com estudantes de risco que estudam numa escola pública. Por mais que eu encoraje meus alunos a pensar positivamente sobre si mesmos, a melhor injeção de autoestima vem dos próprios atos deles. A melhor maneira de você se sentir bem consigo mesmo é realmente fazer algo bom!

Em Efésios 4:22-32, Paulo nos deu a estratégia para termos uma autoestima saudável. Parece que amabilidade, prestatividade, consideração, honestidade e trabalho são as peças que constroem o respeito próprio. E ninguém nunca fez isso melhor do que Jesus. Sua vida dedicada a construir relacionamentos e servir a outros é nosso modelo, não apenas de estilo de vida e desenvolvimento de caráter, mas também de autoestima.

Como cristãos, crescemos ouvindo que somos os escolhidos de Deus. Ele nos escolheu para ser Sua equipe de portadores de luz (1 Pedro 2:9). Essa afirmação de nosso valor contraria o discurso da sociedade sobre as maneiras de se alcançar o sucesso e a felicidade. Fomos escolhidos como a equipe de Deus, e escolhemos seguir Sua estratégia bíblica.

Mãos à Bíblia

6. De acordo com as três parábolas de Jesus em Lucas 15, qual é nosso valor diante de Deus? O que Deus pensa sobre nós? Por que é tão importante conhecer esse conceito e mantê-lo em mente?

Debra Gardner-Baasch – Wallingford, EUA

Marcadores: , , ,

1 Comentários:

Às 23 de fevereiro de 2011 às 09:16 , Blogger Luana de Oliveira Soares disse...

Somos como algo de grande valor. Nas 3 parábolas Jesus trata os pecadores como uma jóia muito preciosa. Uma alma que jaz na escuridão, mas tem em Cristo um apoio seguro, uma destra fiel que Ele mesmo oferece porque nos ama. Assim todo o céu se alegra quando uma alma volta arrependida aos braços do Pai. Reconhecendo que só Sua graça nos basta.
Deus seja louvado.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial