quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Resiliência - 17/02/2010 a 19/02/2010

Quinta, 17 de fevereiro

Aplicação
Os fortes seguem em frente


Rute era uma jovem que perdeu o marido. Tinha de voltar para sua terra, como sua sogra a encorajou a fazer, ou ir com ela para Judá. Que emoções a devem ter dominado enquanto pensava se havia tomado a decisão certa! Porém, ela escolheu o bom caminho e se tornou membro da genealogia de Cristo. Como podemos tomar decisões certas que levam à resiliência?

Confie na direção de Deus. Se você tem dúvidas quanto ao desfecho de uma situação difícil, seja como Rute e confie na direção de Deus. Você pode ficar surpreso com o desfecho.

Dedique-se à oração e ao jejum. Depois de Ester se tornar rainha, o decreto para exterminar os judeus levou Mordecai a sugerir que talvez ela tivesse sido feita rainha justamente para ajudar numa situação como aquela (Et 4:14). Assim, Ester conclamou seu povo à oração e ao jejum, enquanto ela se preparava para ir até o rei Assuero. Dúvidas e perguntas são parte natural da vida, mas tire tempo para a comunhão com Deus e, como Ester, deixe-O ser a fonte de sua força.

Mostre amor aos outros e fidelidade a Deus. Paulo perseguiu os cristãos, mas se tornou um cristão devoto e acabou sendo perseguido. Mostrou força moral mesmo quando teve de permanecer sozinho. Embora estivesse aprisionado, Deus lhe abriu as portas. Apesar de ter sofrido um naufrágio, estar em constante perigo, ser amaldiçoado, apedrejado, caluniado e surrado, permaneceu fiel a Deus e encorajou outros cristãos a fazerem o mesmo.

Esses personagens bíblicos mostraram alegria em união com Cristo, partilharam seu amor com outros e exibiram uma perspectiva positiva, apesar de seus problemas. Por mais que as situações fossem difíceis e as emoções, turbulentas, permaneceram fiéis a seu Salvador.

Mãos à Bíblia

7. Leia 2 Coríntios 11:23-28, que menciona algumas das adversidades que Paulo teve que enfrentar. Então, leia Filipenses 4:11-13. Depois de tanto sofrimento, que avaliação Paulo faz da própria vida?

Uma das muitas definições atuais de “inteligência” é a habilidade de se adaptar a novas situações. Paulo diz: “Aprendi a viver contente” (Fp 4:11). A adaptação e a satisfação em meio a uma grande variedade de circunstâncias são processos aprendidos com o tempo e a prática. Paulo podia sentir satisfação com poucos ou muitos recursos materiais, porque fazia tudo em nome de Jesus Cristo.

Mark Henry – New Jersey, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial