sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Resiliência - 18/02/2010 a 19/02/2010

Sexta, 18 de fevereiro

Opinião
Silêncio de Deus


O livro de Jó retrata uma experiência humana que inclui as inevitáveis emoções que acompanham a vida. Imagine quão abençoados somos pelo fato de termos um Deus que nos ama e cuida de nós, nos guia e dirige quando permitimos!

Jó era bem respeitado por ser um negociante inteligente e um amoroso e pai de família dedicado. Os desafios que ele enfrentou envolveram sua família e seus bens materiais. Em rápida sucessão, ele perdeu gado, animais de carga, servos e dez filhos. Enfim, tudo. Depois surgiram feridas em todo o seu corpo, da cabeça aos pés. Esse desafio poderia tê-lo deixado amargurado e ressentido com Deus.

A cultura de sua época determinava que, para ter caído numa situação tão terrível, ele deveria ter cometido uma grave transgressão. Essas maldições deviam ser um ato de Deus para mostrar Seu desprazer. Foi por isso que sua esposa o encorajou a amaldiçoar a Deus e morrer (Jó 2:9). Porém, apesar de tudo, ele adorou a Deus e bendisse Seu nome (Jó 1:20-22), e sua comunidade pôde ver que seu fim foi melhor que seu início (Jó 42:12, 13).

Em situações atuais, algumas pessoas ficam pensando o que foi que fizeram de errado e por que estão sendo assim afligidas. Perguntam por que perderam sua casa, emprego ou saúde. Por que, nesta era moderna, as crianças morrem de fome ou por falta de água limpa? Onde está o amor de Deus em todas estas coisas?

Às vezes, quando ocorrem desgraças e não entendemos o propósito de Deus, perguntamos: “Por que o Senhor está em silêncio?” Isso não significa que não devamos clamar a Deus como Davi (Sl 27:8, 9). Podemos aprender da Bíblia, da História e das experiências de outros que Cristo Se compadece das nossas fraquezas (Hb 4:15). Nosso Salvador era um homem de dores e que sabia o que era padecer (Is 53:3).

Dicas


1. Mande um e-mail a um amigo que está passando por um momento difícil (por exemplo, uma dificuldade financeira, um momento de dor, uma doença ou um problema de relacionamento) e escreva palavras de conforto e encorajamento.
2. Assista a algum vídeo de Nick Vujicic, no You Tube. Ele nasceu sem braços e pernas, mas fala poderosamente sobre Deus .
3. Leia a biografia/autobiografia de alguém famoso, como Ben Carson ou Helen Keller. Reflita no que tornou a pessoa resiliente e como isso se aplica a sua vida.

André Henry – Raleigh, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial