sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Autoestima - 25/02/2011 a 26/02/2011

Sexta, 25 de fevereiro

Opinião

A casa é sua


Muitas vezes, em nossa casa, Rachel está na cozinha preparando o jantar. A máquina de lavar louças já fez sua parte e precisa ser esvaziada. Rachel começa a fazer isso, e, quando já está quase terminando, Gary entra na cozinha e diz: “Eu ia esvaziar a lava-louças”, ao que Rachel responde: “Sei que você iria, mas eu fiz isso porque tenho que fazer jus ao direito de morar aqui!” Gary sorri e diz: “Não, Rachel, você não tem que fazer jus ao direito de morar aqui, você pertence a esta família!”

Indescritível a onda de alegria que me invade o coração quando ouço as palavras “você pertence a esta família”. Eu me sinto tão querida e amada! Não há um modo mais forte de construir o senso de valor próprio das pessoas do que lhes comunicar que são parte do grupo, que têm uma contribuição a fazer, que são desejadas e queridas!

Jesus partilhou esses mesmos sentimentos quando falou sobre o valor dos pardais e a beleza dos lírios. Ele disse que as pessoas são mais valiosas que essas coisas. Ele nos deu valor! Quando convidou as crianças a virem a Ele depois de elas terem sido mandadas embora, indicou que elas eram valiosas. Falou sobre moedas, ovelhas e filho perdidos, terminando cada história com a descrição da alegria e comemoração que acontecia quando cada um era achado. Essas histórias falam do valor de pertencer a alguém. Jesus estava comunicando que somos queridos, amados e necessários!

E o melhor é ouvir as próprias palavras de Deus nos assegurando Seu amor e cuidado. Ouça a voz dEle ao ler estas palavras registradas em Isaías 43:1-3, e insira seu nome no lugar de “Jacó”.

Mãos à obra

1. Faça uma descrição de si mesmo da forma como você vê atualmente sua própria personalidade. Depois acrescente uma lista de encontros que você teve com Deus e compare isso com sua autoimagem.
2. Desenhe seu autorretrato com diferentes símbolos ao redor, que mostrem quem você é. Peça que seus amigos o analisem, dizendo se eles veem você da mesma maneira que você se vê.
3. Peça a amigos que alistem três das piores qualidades que há em você e três de suas melhores qualidades. Você acha que eles estão certos/errados? Por quê?
4. Retrate com mímica a história de Jesus e a mulher apanhada em adultério (Jo 8:1-11) e a apresente na igreja.

Rachel Busby Kinne – Rutland, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial