segunda-feira, 1 de junho de 2009

A Jornada Cristã "DISCIPULADO" - 01/06/2009 a 06/06/2009

Segunda, 1º de junho

Evidência
Evidências de discipulado


3. Que princípios de discipulado podemos encontrar nos textos a seguir? Mt 4:19; 9:9; Mc 8:34

4. Como Pedro reagiu quando muitos seguidores abandonaram Jesus? Jo 6:60-70

Com a exceção de Judas, os demais apóstolos provaram ser seguidores fiéis, embora tivessem momentos de sérias dúvidas e desilusão quando seu Mestre foi preso e executado. Sua experiência nos dá grande conforto. Muitos de nós tivemos momentos em que nossa decisão de ser discípulos esteve em maré baixa, mas, como no caso dos apóstolos, isso não significa que não podemos vencer nossa falta temporária.

Ser um discípulo de Cristo envolve duas coisas – permanecer nEle e dar fruto. Ao permanecermos em Cristo, daremos muito fruto. E ao darmos fruto, mostramos que somos verdadeiramente Seus discípulos.

Permanecer parece fácil. Sinônimos para a palavra “permanecer” incluem “estar” e “continuar”. Mas e quanto ao dar frutos? Será que isso é fácil? Qual é o fruto que nós, como discípulos, devemos dar ou produzir?

Gálatas 5:22 e 23 nos diz: “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei” (NVI). Esses atributos são as características daqueles que estão permanecendo em Cristo. São a evidência do Espírito de Cristo na vida de um discípulo. Exploremos um desses atributos segundo é revelado na Bíblia.

O fruto do Espírito é... paz (1Sm 24). Davi estava fugindo para salvar a vida, quando ele e seus homens se refugiaram no deserto de En-Gedi. Ali encontraram uma caverna onde poderiam achar abrigo e ficar escondidos. Enquanto descansavam, um estranho inesperado entrou na caverna para atender a suas necessidades. Para surpresa deles, aquele não era estranho algum, mas o próprio homem que estava procurando matar Davi – o próprio rei Saul. Os homens de Davi viram nisso uma oportunidade para Davi se livrar de seu perseguidor. Então, insistiram com ele para que matasse Saul. Mas, pelo fato de Davi ter visto isso como uma oportunidade de fazer as pazes com seu inimigo, silenciosamente cortou a orla do manto de Saul. Quando o rei, sem suspeitar de nada, descobriu mais tarde que Davi lhe havia poupado a vida, arrependeu-se de seu ódio e de sua perseguição a Davi. Embora vejamos, no continuar da história, que este na verdade não seria o fim da desesperada determinação do rei para pôr fim à vida de Davi, Davi procurou apenas fazer as pazes com o rei até o fim – até a morte de Saul.

Em muitas situações modernas nos encontramos face a face com a mesma escolha de Davi – lutar ou nos retirar. Contudo, o fruto do Espírito é a paz. Os discípulos de Cristo devem muitas vezes escolher estar em paz em vez de retaliar ou se vingar de alguém que os tenha tratado mal. Durante esses momentos, lembremo-nos de que os discípulos de Cristo devem escolher “viver em paz com todas as pessoas” (Rm 12:18).

Tresa Beard | Silver Spring, EUA

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial