terça-feira, 26 de maio de 2009

A Jornada Cristã ''CÉU" - 26/05/2009 a 30/05/2009

Terça, 26 de maio

Testemunho
No Céu, indo para o Céu!


4. Como Jesus expressou a realidade da cidadania do reino para Seus seguidores, mesmo neste mundo? Lc 17:21; Jo 14:27

5. Que confirmação dessa verdade encontramos nas palavras de Paulo? Rm 14:17, Cl 1:10-14

O plano original de Deus para os seres humanos teve que ser reajustado para se adaptar a sua condição caída. Os israelitas dos tempos bíblicos deviam cumprir parcialmente esse ajuste como agentes através dos quais o relacionamento de Deus com os seres humanos pudesse ser mantido (Gn 12:3). O fracasso de Israel em cumprir plenamente o plano de Deus não significa que o plano tenha falhado. O que o antigo Israel deixou de realizar, por causa da desobediência, será finalmente cumprido por meio do Israel espiritual.

Isaías ministrou num momento de declínio espiritual e trouxe mensagens que apontavam a um futuro muito triste para o povo de Deus. Com a ameaça de Senaqueribe e dos assírios, e também dos anos de exílio no cativeiro babilônico, Isaías e alguns dos fiéis de Judá devem ter ansiado por uma mensagem de esperança, do Céu, pois Isaías apontou a um tempo quando os novos céus e nova Terra poderiam se concretizar (Is 65:17-25).

O cumprimento dessa profecia em seu contexto imediato dependia em grande parte da atitude e atos dos hebreus. Contudo, os princípios e condições podem ser aplicados a todos os que aceitaram a Cristo. A mensagem de Isaías sugere que, em certo sentido, o Céu poderia ser uma Terra moralmente transformada, habitada por uma população de crentes fisicamente melhorados. Essa posição não precisa ser falsificada a fim de apreciarmos a certeza da segunda vinda de Cristo e a chegada de uma Nova Jerusalém que desce do Céu.

Os escritores do Novo Testamento corretamente aplicaram essas profecias à volta de Cristo e ao milênio que se segue (Ap 20:2-7).

Isaías concebeu para Israel um Céu no qual haveria um baixo índice de mortalidade infantil, uma longa média de vida, e uma nova Jerusalém. O novo Israel de Deus, a igreja cristã, pode desfrutar todas essas bênçãos. O baixo índice de mortalidade infantil seria elevado para inexistente, e a longa média de vida seria atualizada para eternidade.

O cristão hoje certamente tem boa razão para estar animado. Nem que seja apenas pelos benefícios temporais e, é claro, o peso da eternidade avultando no horizonte, o Céu precisa estar em nossa mente. Para muitos descrentes, o Céu e o inferno são aqui e agora, e ocorrem em vida. Contudo, os crentes podem ser duplamente otimistas, porque podemos estar no Céu mesmo enquanto estamos a caminho do Céu.*

* Esta lição se baseou no material do SDA Bible Commentary, v. 4, p. 329-339.


Wrondell Timothy | Champ Fleur, Trinidad, Antilhas

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial