A Jornada Cristã ''REPOUSO" - 21/05/2009 a 23/05/2009
Quinta, 21 de maio
Aplicação
Sábado significativo
Somos acusados de querer chegar ao Céu pela guarda do sábado. Como devemos responder? Leia novamente o mandamento do sábado em Êxodo 20. O que ele diz que devemos fazer? Diz que devemos descansar e também nossos filhos, nossas filhas, nossos servos, nossos animais e até os estranhos que estiverem entre nós. Só fala de descanso. Realmente, longe de ser símbolo de obras, o sábado é o eterno símbolo bíblico de descanso que o povo de Deus sempre teve.
8. Que mensagem sobre o descanso no sábado encontramos em Hebreus? Hb 4:9-11
No sábado, nosso descanso semanal dos trabalhos seculares e mundanos permanece como símbolo de nosso descanso na obra completada por Jesus em nosso favor.
A chegada do sábado como dia de descanso traz esperança, alegria, significado à vida, coragem e descontração. Proporciona um tempo adicional para comungarmos com Deus (durante um dia inteiro) através da adoração, da oração, da música, e do estudo da Palavra e meditação nela. É também um tempo para ajudar, de maneira especial, os menos afortunados.
Como podemos reconhecer o sábado como um dia de descanso e deleite? Examinaremos três maneiras de fazer isso:
Memorial perpétuo da Criação. O sábado é um memorial da Criação (Êx 20:8-11). Aqueles que o observam como tal reconhecem a Deus como seu Criador e legítimo Soberano, que eles são obra de Suas mãos e súditos de Sua autoridade. Assim, o sábado foi dado a toda a humanidade. Uma vez que adoramos a Deus porque Ele é nosso Criador, o sábado funciona como sinal e memorial da Criação.
Ocasião de companheirismo. Deus criou os animais para que fizessem companhia ao homem. E, para um nível mais elevado de companheirismo, Deus deu o homem e a mulher um ao outro. Através do sábado, porém, Deus deu à humanidade a mais elevada forma de companheirismo – a comunhão com Ele. Seres humanos não foram criados apenas para se associarem aos animais, nem apenas com outros seres humanos. Foram também feitos para o companheirismo com Deus.*
Ocasião de repouso. Sem o sábado, todos os dias seriam igualmente devotados a empreendimentos seculares. O sábado foi feito como um dia que não apenas provê enriquecimento e comunhão espirituais com nosso Deus, mas também como um meio de repouso físico; repouso para nosso corpo cansado do duro trabalho e das pressões da vida. Deus diz: “Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso” (Mt 11:28).
* Veja Nisto Cremos, p. 339-341
Natara McDermott | Waterhouse, Jamaica
Marcadores: 21 de maio, Jornada Cristã, lição escola sabatina, Quinta, Repouso
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial