segunda-feira, 18 de maio de 2009

A Jornada Cristã ''REPOUSO" - 18/05/2009 a 23/05/2009

Segunda, 18 de maio

Evidência
Conforto no repouso

O significado básico de “santo”, na Bíblia, é “reservar para uso específico”. Uma vez que o sábado foi reservado como santo, não mais está disponível para uso comum, porque foi destinado para um propósito mais elevado. Nesse dia santo, as atividades devem corresponder ao propósito que Deus atribuiu a esse dia.

3. Devemos nos “lembrar” de santificar o sábado. Somos nós ou é Deus que torna santo o sábado? Que diferença isso faz? Gn 2:3; Is 58:13
4. Como o sábado semanal afeta os que decidem obedecer ao mandamento de descansar no dia designado por Deus para isso? Êx 31:12, 13

Êxodo 31:17 nos diz que Deus “descansou” e Se “revigorou” no sábado. O verbo “descansou”, shabbath, significa literalmente “cessar os labores ou atividades.”* O sábado deveria ser um tempo de rejuvenescimento. Nosso Criador fez o sábado repousando durante suas horas após haver criado a Terra.

O sábado não é meramente um repouso do trabalho físico e mental (até porque é provável que antes do pecado não houvesse cansaço). É também uma separação das realidades mundanas da vida. É um antídoto para as misérias da vida porque provê um vislumbre do descanso eterno com Jesus.

Quando a vida se torna exaustiva, as pessoas tendem a encontrar alívio em atividades sem sentido, e às vezes até perigosas. Isso pode ocorrer na forma de alcoolismo, uso recreativo de drogas, sexo antes do casamento, sexo fora do casamento, etc. Contudo, a única fonte de verdadeiro descanso está em Deus, o Criador do descanso. O Senhor nos deu o sábado como um período completo de 24 horas para refletirmos sobre Ele e para recarregarmos nossas forças físicas e mentais. Gênesis 2:3 nos diz: “abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação” (NVI). Sua guarda do sábado é um exemplo para nós.

Durante os séculos 18 e 19, foi predito que, à medida que a sociedade se tornasse mais industrializada e cheia de engenhocas para reduzir a carga de trabalho, muitos se afastariam da religião e permitiriam que a ciência, a razão e a lógica predominassem. Contudo, em tempos recentes, tem havido uma reação contra essa teoria, porque mais pessoas estão compreendendo que só em Jesus podem encontrar descanso. Há esperança e certeza na Palavra de Deus, fazendo com que o coração humano descanse da preocupação de ter dinheiro suficiente para pagar as contas.

O sábado é o dom de Deus para nós a fim de que possamos descansar de todas as labutas da vida e ser lembrados, principalmente, de permanecermos nas promessas e no poder de Deus. O diabo trabalha duro para destruir o sábado; mas vamos nos esforçar para santificar esse dia e para colhermos os benefícios desse dom que Deus deu à humanidade.

*Nisto Cremos (Tatuí, CPB, 1995), p. 332


Shelly Ann Murphy | Waterhouse, Jamaica

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial