sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Unidos a Cristo - 19/12/2008 a 20/12/2008

Sexta, 19 de dezembro
Opinião
Não podemos fazer nada


Há cristãos que acreditam na doutrina da segurança eterna, mais comumente conhecida como o princípio “uma vez salvo, para sempre salvo”. Alguns fazem desse princípio uma desculpa para viverem como desejam, acreditando erroneamente que seus atos não importam, contanto que professem fé em Cristo.

Contudo, João 15:5 nos ensina outra coisa. Ellen White colocou as coisas desta forma: “Existem entre nós muitos que têm uma fé nominal, mas não introduzem no caráter essa fé. ... Temos de ter aquela fé que opera por amor e purifica a alma, a fim de que essa crença em Cristo nos leve a pôr de lado tudo que seja ofensivo a Sua vista” (Nos Lugares Celestiais [MM 1968], p. 118). “Assim aqueles que recebem a Cristo pela fé, tornam-se um com Ele, em princípio e ação. São unidos a Ele, e a vida que vivem é a vida do Filho de Deus” (Ibid., p. 56).

Assim como os ramos recebem nutrição da videira, habilitando-os a dar fruto, o crente que está unido com Cristo revela a bondade e santidade de Seu caráter. Contudo, Satanás e seus anjos estão trabalhando dia e noite para tentar enganar todos os que estão lutando para seguir a Cristo. Ele continuamente procura desviar-nos de nossa lealdade a Cristo. Lembremo-nos de que Cristo, sendo, Ele próprio, vencedor, nos deu a vantagem de Sua vitória. Assim, podemos extrair poder dEle para poder vencer assim como Ele o fez. Podemos às vezes falhar, mas não devemos ficar desanimados, pois Cristo também prometeu que, “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” (1Jo 1:9, NVI). Jesus não é um Deus severo que espera que seus seguidores se tornem perfeitos num instante. Ao contrário, devemos cooperar com Ele, lutando em Sua força para nos tornarmos o que Ele deseja que sejamos. Ele deseja que nos apoiemos totalmente nEle.

Neste momento, examinemos a nós mesmos e entreguemos nossa vida a Ele. Podemos nos sentir indignos, mas Cristo nos quer assim como estamos. Ele conhece nossas fraquezas e limitações. Tudo o que temos a fazer é aceitar Seu convite e confiar nossa vontade a Ele em completa confiança de que Ele sabe o que é melhor para nós. Permaneçamos ligados a Ele. Como os ramos murcham e morrem separados da videira, assim nós morremos sem Cristo – pois, sem Ele, não podemos fazer nada.

Dicas

1. Crie uma colagem de fotos de revistas e/ou jornais sobre o tema da unidade. De que forma a unidade com Cristo supera a das fotos?
2. Examine João 17 para descobrir o número de vezes que Jesus mencionou Seu desejo de que Seus discípulos Se tornassem um com Ele e com o Pai.
3. Escreva uma refutação, com textos bíblicos, para aqueles que afirmam terem sido salvos – unidos com Cristo e perdoados do pecado – e estão, agora, livres para viver do jeito que quiserem.
4. Descubra um(a) amigo(a) que esteja lutando para vencer um pecado ou desafio em sua vida e encoraje-o(a) com a promessa de 2 Coríntios 5:17.
5. Imagine como será sua primeira conversa face a face com Jesus. O que você vai dizer a Ele? Será que vai haver palavras? Qual será seu maior motivo de gratidão a Ele?

Jennifer I. Castillo | Houston, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial