quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Unidos a Cristo - 18/12/2008 a 20/12/2008

Quinta, 18 de dezembro

Aplicação
Reflexo de Jesus


3. Qual é a relação entre estar em Cristo e estar no Espírito? É a mesma coisa? Rm 8:9

Há uma conexão muito íntima entre o Espírito e Cristo. Existem várias idéias em Romanos 8:9 que merecem atenção. Primeira, um contraste entre estar na carne e estar no Espírito. Os crentes não estão na carne; isto é, não são controlados por sua natureza caída, em estado de rebelião contra Deus e impossibilitados de se submeterem à vontade divina (v. 6-8). Ao contrário, estão no Espírito, isto é, espiritualmente vivos (v. 10), se tornaram filhos de Deus (v. 14), e o pecado não governa sobre eles. A passagem descreve dois estilos de vida incompatíveis: um pertence à velha criatura e o outro, à nova criatura, à nova humanidade em Cristo. Segunda, estar no Espírito significa que a pessoa pertence a Cristo. Isso indica que estar em união com Cristo é sinônimo de estar no Espírito. O Espírito e Cristo não são igualados, mas é sugerido que Cristo Se relaciona com os crentes através do Espírito. União com Ele é união com o Espírito.

Deus advertiu nossos primeiros pais do perigo que os ameaçava no Éden, mas mesmo assim Satanás conseguiu enganá-los. Então, foi erigida uma barreira entre Deus e os seres humanos. Contudo, apesar do grande engano de Satanás, a Divindade havia elaborado um plano de salvação (1Pe 1:20). A expiação foi feita através do supremo sacrifício de Jesus Cristo no Calvário. Porque Seu sangue foi derramado, podemos novamente ser reconciliados com Deus.

Estando unidos com Ele, todos nós nos tornamos membros da comunidade dos verdadeiros crentes. Ser um verdadeiro crente significa que refletimos o caráter de Jesus. Conservemos em mente estes simples lembretes, para ajudar-nos a alcançar esse objetivo:

1. Siga a direção de Jesus. Um bom pastor nunca desencaminhará seu rebanho (Jo 10:4). Não vagueie pelo caminho, mas mantenha os olhos focados somente no Mestre. Nunca pense que você pode fazer melhor sozinho.

2. Ouça o Líder. Qualquer time de esportes tem um líder, e geralmente esse líder é a pessoa que inicia a viagem para o sucesso. Ele ou ela incendeia o time, dá exemplos dentro e fora da quadra ou campo, e toma boas decisões que promovem uma vitória após outra. Um time se torna vencedor por causa de seu líder. Na vida, se Jesus for o nosso líder como podemos perder? (1Jo 5:4).

3. Apegue-se a Jesus. Nosso relacionamento com Cristo é exemplificado pela videira e os ramos. Ele é a videira, e nós somos os ramos. Estar ligados a Ele é a única forma de dar fruto; sem Ele não podemos fazer nada (Jo 15:1-11; Gl 5:22, 23).

4. Partilhe seus dons espirituais. Como o corpo consiste de várias partes que têm diferentes funções, todos temos nossos próprios dons espirituais com os quais servimos a Deus (1Co 12:12, 17). Usar nossos dons espirituais não é uma bênção apenas para a igreja e outras pessoas, mas para nós também.

Jonathan G. Divina | Atimonan, Filipinas

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial