sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Metáforas da Salvação - 28/11/2008 a 29/11/2008

Sexta, 28 de novembro

Opinião
Luz nas trevas


Sabemos que nosso amoroso Deus nos criou pela Sua palavra. Quando ocorreu a queda, foi essa mesma palavra que nos procurou e disse: “Onde é que você está?” (Gn 3:9).

O anseio de nosso Deus de nos reconciliar consigo começou quando nossos primeiros pais desejaram separar-se dEle. Como se a criação perfeita não fosse suficiente, foi escolha deles colocar de lado a Palavra que prometia vida eterna e buscar os objetos temporais que lhes pareciam mais corretos. No fim, eles se esconderam nas trevas.

São essas mesmas trevas que escondem muitas pessoas hoje, às vezes até cristãs, que se ocultam dAquele que veio como Luz. Muitos escolhem se esconder simplesmente porque isso se tornou convencional, não importando quão tolo pareça essa atitude. Há esperança para essa escolha? A Palavra responde: “Não fui Eu que os escolhi?” (Jo 6:70, NVI).

E como foi que a Luz brilhou para nos tirar de nosso esconderijo? Aquele que não conheceu pecado veio a este mundo escuro para Se tornar pecado por nós (2Co 5:21). Por isso, Ele pode tomar nossa mão, reconciliar-nos com Deus, recriar-nos à Sua imagem como nos havia criado originalmente, no princípio (Gn 1:26). Alguns permitem que Ele Se torne seu guia. Outros escolhem deixar Sua mão se soltar da deles outra vez.

O que Jesus, a Palavra, estava realmente tentando realizar? “Jesus introduziu profundas mudanças na maneira de vermos Deus. Principalmente, Ele trouxe Deus para perto de nós. ... Jesus trouxe a mensagem de que Deus Se importa com as flores do campo, alimenta os pardais, sabe o número dos cabelos da cabeça das pessoas”, escreveu Philip Yancey, em O Jesus que Eu Nunca Conheci (Vida). Tudo o que a Palavra queria era restabelecer a conexão perdida durante a primeira queda em tentação, para provar o quanto Ele nos ama e deseja estar conosco. Nenhuma outra verdade pode ser mais brilhante que essa.

Nos noticiários, vemos um mundo sem esperança, emaranhado no mal; mas então vem o Salvador da mesma multidão sem esperança e, num raio brilhante dissipa toda a fragilidade e o desespero humano. Tal magnificência é inigualável, contudo, quantos continuarão a esquivar-se e a esconder-se dela? Que isso não aconteça!

Dicas

1. Pense numa pessoa por quem você estaria disposto a morrer. Depois, pense na última pessoa pela qual você se disporia a morrer. Desafie-se a ver essa pessoa como Deus a vê, e faça uma oração por ela.
2. Lembre a si mesmo do plano da salvação toda vez que você for tentado a reclamar de algo. Com os “óculos coloridos da salvação”, desafie-se a viver de maneira mais positiva e abundante.
3. Escreva um argumento sobre os benefícios de se seguir a lei de Deus se não houvesse a salvação. A vida cristã ainda é a melhor escolha aqui na Terra? Defenda essa idéia.
4. Escreva uma carta para Deus, agradecendo o dom de Seu Filho e contando a Ele o impacto que Jesus teve em sua vida.

Teofilo Esguerra | Silang, Filipinas

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial