domingo, 30 de novembro de 2008

Expiação na Cruz - 30/11/2008 a 06/12/2008

Expiação na Cruz

“Pois Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do Seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados” (Cl 1:13, 14, NVI).

Prévia da semana: Depois de estudar a decisão de Cristo de morrer por nós, podemos compreender um pouco do quanto Ele nos ama. Vamos retribuir-Lhe diariamente esse amor.

Leitura adicional: Apocalipse 14:1-3 e 15:1-4.

Domingo, 30 de novembro

Introdução
Expiação – o acróstico da cruz


1. O que Jesus estava sentindo no Getsêmani? Mt 26:37, 38; Mc 14:33, 34

“Começou a sentir-Se tomado de pavor e de angústia” (Mc 14:33). O verbo grego traduzido como “tomado de pavor” se refere a uma situação altamente emocional, provocada por alguma coisa desconcertante, surpreendente ou desorientadora. Uma situação assim é freqüentemente acompanhada por medo, até terror e tremor. Mateus usa um verbo, traduzido como “subjugado pela tristeza”, para designar um elevado nível de angústia emocional, tristeza e ansiedade (Mt 26:38). O segundo verbo em Marcos 14:33, “tomado de angústia”, expressa mais claramente ansiedade, angústia e horror. A condição emocional e física de Jesus estava chegando a profundidades novas e desconhecidas de desconforto e agitação. A paz que O caracterizava parecia estar desaparecendo; em seu lugar, medo, tremor e ansiedade estavam assumindo o comando. Esse tumulto emocional era o resultado de levar os pecados do mundo, e não de medo do que os homens Lhe fariam.

Nesta semana, mergulharemos na natureza da expiação, no aspecto da obra de Cristo na cruz. Que o acróstico a seguir nos ajude a entender as lições que ainda restam neste trimestre.

RRestauração. Leia Eclesiastes 3:7. A expiação de Cristo restabelece nossa ruptura e cura nossas feridas.

EExpiação. Leia Levítico 16:15, 16. O sumo sacerdote sacrificava o bode e aspergia seu sangue como símbolo do sangue de Cristo, que remove qualquer pecado que tenhamos cometido.

CCrescimento. A direção e cuidado de Deus nos darão oportunidade de crescer e expandir nossos horizontes.

O Obediência. Leia Salmo 119:33. Precisamos obedecer Sua vontade para podermos render nossos louvores e gratidão a Ele por Sua morte na cruz.

N Necessidade de Substituição. Leia 1 Coríntios 15:3. A morte de Cristo é uma substituição. Ele morreu a segunda morte por nós.

C – Confiança. Leia Provérbios 3:5. Devemos confiar na capacidade de Jesus realizar em nós o que Ele fez na cruz.

IIngresso na reconciliação. Leia Romanos 5:8-11. A cruz nos reconcilia com Deus.

L Leitura da Bíblia. Leia João 5:39. A fim de aprender o que a cruz faz por nós através da expiação, precisamos estudar continuamente a Palavra de Deus.

IIngresso na promessa do Espírito. Leia Gálatas 3:10-14.

AAceitação. Leia 1 Timóteo 1:15. A verdade de que Jesus veio morrer na cruz por nossos pecados é digna de aceitação.

RResgate. Leia Marcos 10:45.

O amor de Deus é absolutamente incrível! É através de Sua expiação na cruz que somos verdadeiramente abençoados e salvos de nossos pecados. Tendo isso em mente, separe tempo para explorar sua Bíblia e examinar o verdadeiro significado da cruz.

Esther Gay B. de Vera | Artacho, Filipinas

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial