segunda-feira, 23 de junho de 2008

Seu Retorno Como Rei e Amigo - 23/06/2008 a 27/06/2008


Segunda, 23 de junho

Ele vem para resgatar-nos

Jesus disse que Sua vinda será um tempo de angústia para as nações (Mt 24:30). Mas não devemos temer esse dia, pois nos encontraremos com nosso Amigo Jesus.

2. O que dizem os textos seguintes sobre a segunda vinda? Mt 25:31-33, 41; 2Ts 1:6-9; Hb 12:25-29

Mais de 2.500 versos da Bíblia afirmam que Cristo virá uma segunda vez para a Terra. "Eu voltarei", o próprio Jesus prometeu (Jo 14:3). Mas este assunto tem sido misturado com muitas especulações filosóficas e teológicas tentando nos convencer de que o Salvador já veio espiritualmente ou que Ele virá secretamente para raptar a igreja. Somente um estudo das Escrituras guiado pelo Espírito Santo revelará a razão, a maneira e o tempo da segunda vinda de Cristo. Acima de tudo, encontraremos Jesus Cristo retornando para resgatar Seus filhos.

A razão (Mt 24:31; Jo 14:1-3; Hb 9:28). Jesus voltará para completar Sua obra de salvação. Como vimos antes, o preço dos nossos pecados já foi pago na cruz e agora é aplicado a nós no ministério de Cristo no santuário celestial. Seu segundo advento é o próximo passo no qual Ele leva consigo o povo que Ele "comprou com Seu próprio sangue" (At 20; 28; Ap 5:9). Para nos salvar,era necessário que Cristo nascesse, vivesse como humano, enfrentasse provas, morte, ressurreição e também fosse nosso sacerdote. Porém, seremos efetivamente "salvos" apenas quando Cristo voltar para nos tirar desta realidade de pecado.

Portanto, assim como as Escrituras ensinam, o principal objetivo da segunda vinda de Cristo é reunir Seus filhos: "E Ele enviará os Seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os Seus escolhidos..." (Mt 24:31). Em vez de vir simplesmente para destruir, exterminar, Ele aparecerá para buscar "aqueles que O aguardam para a salvação" (Hb 9:28). De fato, Cristo vem para "buscar para Si as Suas jóias" (Ellen White, Serviço Cristão, p. 271).

Não podemos esconder que haverá destruição para outros. Grande parte do mundo irá "lamentar" vendo Cristo pairar sobre as nuvens (Mt 24:30). Para aqueles que rejeitarem a graça, a segunda vinda será o dia de ira divina, tão terrível que implorarão às montanhas que caiam sobre eles (Ap 6:16). Mas, no quadro profético, enquanto um grupo se desespera, outro pula de alegria. A diferença entre eles não é uma escolha divina, mas, de acordo com decisões pessoais que trazem suas sérias conseqüências. Levantando essa discussão, muitos acusam Jesus de vir para destruir, para "trazer o fim" de tudo. Mas o único fim que Ele trará será para o pecado, a injustiça e o sofrimento. Será o fim da morte e o começo da vida. Depois do retorno de Cristo, haverá apenas verdadeira felicidade (Ap 21:4).

Em vez de ficarmos apavorados, como filhos de Deus, vamos festejar a segunda vinda de Cristo. Será uma ocasião de alegria, porque será o casamento espiritual de Cristo com Sua igreja (Ap 19:7). Cristo prometeu: "Voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também", portanto, nosso coração não deve temer (Jo 14:1-3). Se amamos a Cristo, se sonhamos finalmente estar com Ele, a segunda vinda será a realização do nosso sonho. O retorno de Jesus, a ressurreição dos fiéis e a transformação física acontecerão porque somente assim "estaremos para sempre com o Senhor" (1Ts 4:17).

"Esta Terra é o lugar de preparação para o Céu. O tempo gasto aqui é o inverno do cristão... Mas em um futuro próximo, quando Cristo voltar, tristeza e suspiros de saudade acabarão para sempre. Então, será o verão do cristão. Todas as provas estarão acabadas e não haverá mais doença ou morte" (Manuscript Releases, p. 107).

A maneira (Mt 24:27, 30; Lc 21:25-31; 1Ts 4:13-18). Não há razão para dúvidas acerca da maneira como Jesus virá. A segunda vinda de Cristo não será um evento secreto, mas aberto a "todas as nações" e a "todo olho" (Mt 24:30; Ap 1:7). Nosso Salvador virá da próxima vez não mais como uma pessoa comum, mas como glorioso soberano. Nosso planeta estará em intensa convulsão (Ap 6:14; 2Pd 3:10). A segunda vinda de Cristo será claramente audível: trombetas soarão enquanto anjos cobrirão o horizonte. Milhões de filhos de Deus de todas as eras se levantarão das sepulturas fisicamente transformados e flutuarão em direção a Cristo juntos com os salvos que estarão vivos naquela ocasião (1Ts 4:13-18).

O tempo (Dn 9:24-27; Mt 24; Lc 21:25-31). Assim como a primeira vinda de Cristo ocorreu num tempo estabelecido por Deus (Dn 9:24-27), a segunda também. Porém, ninguém sabe quando Jesus virá (Mt 24:36). Por outro lado, o Salvador nos deu alguns sinais que indicariam a proximidade de Sua vinda, porque sabia quão ansiosamente esperaríamos por Ele. Calamidades naturais e sociais, confusão religiosa em escala global e fenômenos astronômicos seriam indicadores iniciais de Seu retorno (Mt 24; Lc 21:25-31). No entanto, antes que Ele volte, o evangelho será pregado a "todas as nações" (Mt 24:14).

Jesus destacou fortemente nossa necessidade de estarmos preparados para Sua vinda (Mt 24:42). Não podemos perder aquele dia. Nada pode ser melhor do que encontrar a Cristo. Aqui e agora temos a chance de recebê-Lo como nosso Salvador e Senhor, aguardá-Lo com esperança e alertar as pessoas à nossa volta acerca daquele dia no qual nossas vidas serão definitivamente transformadas.

Diogo Cavalcanti Cerquilo, SP, Brasil

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial