segunda-feira, 30 de junho de 2008

Para um Momento Como Este: o Apóstolo Paulo - 30/06/2008 a 05/07/2008

Segunda, 30 de junho

Exposição
Missionário fora do comum

O apóstolo Paulo não foi sempre o apóstolo Paulo, mas Saulo de Tarso, da primeira igreja. Ele teve uma experiência que mudaria não só sua própria vida, mas também a História.

2. O que aconteceu a Paulo que provocou mudança tão grande em sua vida? At 9:1-9

3. Que título, aplicado a Jesus, Paulo e Barnabé aplicaram a si mesmos? At 13:47; Is 49:5, 6

O relato bíblico das viagens missionárias de Paulo é sempre inspirador. Passei três anos como missionário além-mar, e durante esse tempo freqüentemente me voltei para a história dele em busca de encorajamento. Quando me sentia opresso ou desanimado, pensava: Isso não é nada em comparação com o que Paulo enfrentou como missionário.

O que tornou Paulo um missionário tão fora do comum? A resposta é o foco da lição de hoje.

Mais que qualificado (At 9:1-9; 22:3-5; 25-29; Fl 3:1-6). Mesmo antes de sua conversão, Paulo serviu como missionário, ao partilhar seu zelo pela lei judaica perseguindo e aprisionando os seguidores do Caminho. Ele cria que estava fazendo a vontade de Deus, e dedicava a vida a essa obra. Mas seu zelo não era suficiente. Ele foi confrontado na estrada de Damasco, onde Jesus lhe perguntou: “Saulo, Saulo, por que você Me persegue?” (At 9:4).

Mesmo antes desse incidente que mudaria sua vida, Paulo era um brilhante estudioso das Escrituras hebraicas. Foi treinado por Gamaliel, “um mestre da Lei respeitado por todos” (At 5:34). Contudo, esse conhecimento, como seu zelo, não significava nada. Paulo também aparece no relato bíblico como um líder natural. Descreveu-se em Filipenses 3:6 como um fariseu. Ellen White nos diz que ele era membro do Sinédrio,* o que mostra a expressiva influência desse apóstolo em Jerusalém. Mas essa habilidade, também, não significava nada.

Alguém poderia argumentar que seu zelo, conhecimento e liderança foram benéficos ao seu ministério após sua conversão. Ele obviamente usou esses dons, com os quais Deus o havia abençoado, para ministrar a outros. Teria sido tolo se não o fizesse. Mas leia o que Paulo diz sobre esses dons: “Todas essas coisas valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor” (Fp 3:7).

O que mais importa (Fp 3:7-11). O currículo de Paulo parece nos dizer que ele estava mais do que qualificado para uma vida de ministério. Era zeloso, bem educado e tinha grande capacidade de liderança. Mas leia o que ele disse sobre tudo isso em Filipenses 3:8. Quando Paulo escreveu nesse verso sobre conhecer a Cristo, não estava se referindo ao conhecimento obtido por assistir a uma aula ou ler um livro. Estava se referindo a um conhecimento que transforma vidas.

O grego koinê, linguagem na qual foi escrito o Novo Testamento, tem duas palavras que podem ser traduzidas por “conhecer”. Uma delas é oida,que significa, literalmente, “ver com a mente”. Quando traduzida como “conhecer”, oida se refere a um conhecimento abstrato. A outra palavra é ginosko, que é o conhecimento que se adquire apenas por experiência. Paulo usou ginosko em Filipenses 3:7 e 10. Assim, quando ele disse que desejava conhecer a Cristo, queria dizer que desejava viver uma vida na qual experimentasse um relacionamento com Cristo. Desejava experimentar “o poder da Sua ressurreição e a participação em Seus sofrimentos” (Fp 3:10, NVI). Ele desejava experimentar a vida de Cristo.

É fácil olhar para Paulo e pensar: Ele tinha tudo. Era zeloso, inteligente e um líder natural. Não admira que tenha sido tão eficiente! Mas ao fazer isso, perdemos de vista o ponto principal. Foi seu relacionamento experimental com Cristo e seu desejo de compreender mais de Sua vida que fizeram de Paulo um missionário fora do comum.

Viva o que você aprende (Rm 12:2). O que mais importa para você? Talvez você não sirva num território além-mar, mas se partilhar Cristo com outros por meio de suas palavras, sua música ou seu exemplo, então é também um missionário. E, como missionário, é importante perguntar a si mesmo: O que mais importa para mim?

De que você depende quando partilha seu testemunho com outros? De que depende quando estuda a Bíblia com um novo converso?

Você está experimentando a vida de Cristo agora? Está experimentando Seu poder? Sua comunhão? Caso não esteja, peça-Lhe que torne Sua vida real para você. Não leia a Bíblia da mesma forma que lê outros livros. Ao lê-la, pergunte a si mesmo: Em qual promessa Deus está me pedindo que confie hoje? O que Deus está me pedindo que Lhe dê hoje? Que passo de fé Ele está me pedindo que eu dê? Faça questão de viver diariamente o que você aprende. Se você permitir, Deus atrairá você a um relacionamento experimental com Ele. E, através desse relacionamento, Ele transformará sua vida.

*Paulo: o Apóstolo da Fé e da Coragem (Campinas, SP: Certeza Editorial, 2004), p. 21.

Luke Self | Bozeman, EUA

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial