terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Baruque - 21/12/2010 a 25/12/2010

Terça, 21 de dezembro

Testemunho
Fiel à Palavra


A fé de Baruque foi manifestada por seus atos. Note em Jeremias 36 que cada vez que o nome de Baruque é mencionado, ele está fazendo algo. Encontramos o auxiliar de Jeremias escrevendo (verso 4), fazendo tudo o que o profeta ordenou (verso 8), lendo (verso 10) e reescrevendo as palavras que Jeremias ordenou (verso 32). A intenção dos rolos que Baruque transcreveu era trazer uma nação rebelde de volta para Deus. “Talvez, quando o povo de Judá souber de cada uma das desgraças que planejo trazer sobre eles, cada um se converta de sua má conduta e eu perdoe a iniquidade e o pecado deles” (Jr 36:3). O desejo de Deus é o mesmo hoje: que os pecadores ouçam Sua voz, abandonem seus pecados e sejam salvos (2Pd 3:9). Mas, porque vivia em meio a um povo rebelde (Jr 43:3), Baruque ficou desanimado (Jr 45:3). Contudo, Deus notou sua fidelidade (Jr 45:5).

“Muitos atualmente desprezam a fiel reprovação que Deus lhes envia pelos testemunhos. ... Desafiar as palavras do Senhor, transmitidas por Seus instrumentos escolhidos, só Lhe provocará a ira, causando finalmente a ruína certa aos ofensores. A indignação frequentemente se acende no coração dos pecadores contra o agente que Deus escolheu para transmitir Suas reprovações. Sempre foi assim, e o mesmo espírito que perseguiu e encarcerou a Jeremias por obedecer à Palavra do Senhor existe hoje” (Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, v. 5, p. 678).

“A incineração do rolo não foi o fim da questão. As palavras escritas foram mais facilmente removidas do que a reprovação e advertência que elas continham e a iminente punição que Deus havia pronunciado contra o rebelde Israel. ... O registro das profecias concernente a Judá e Jerusalém tinha sido reduzido a cinzas; mas as palavras estavam ainda vivas no coração de Jeremias, ‘como um fogo devorador’, e foi permitido ao profeta reproduzir o que a ira do homem teria de bom grado destruído” (Ellen G. White, Profetas e Reis, p. 436, 437).

Mãos à Bíblia

A seriedade da situação parece ter sido percebida pelo povo de Judá. Em Jeremias 36:9, o povo se reuniu no templo para um dia de jejum diante do Senhor. Baruque conseguiu um lugar público, junto à janela de Gemarias na entrada do templo. Ali, fez a leitura do rolo que havia escrito com base no ditado de Jeremias. A mensagem chegou até o rei. Por um breve momento, parecia que haveria mudanças em Judá. Na possível reforma, Baruque poderia ser elevado a uma alta posição no governo.

3. O que significou a resposta do rei para as esperanças futuras de Baruque, pelo menos em nível profissional? Jeremias 36

O rolo em chamas significava que Baruque havia provocado a ira do homem mais poderoso do reino. Tornou-se um homem procurado. Ser mensageiro de Deus inclui permitir que Sua vontade se cumpra em nossa vida, seja qual for o custo.

Sandy Prevost | Avon, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial