segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Baruque - 20/12/2010 a 25/12/2010

Segunda, 20 de dezembro

Exposição
Em pé num mundo a cair


O caminho difícil (Is 53:1-5; Mt 7:14). “Como é estreita a porta, e apertado o caminho que leva à vida! São poucos os que a encontram.” (Mt 7:14). Poucos conhecem a verdade das palavras de Jesus melhor do que Baruque, filho de Nerias. Como escriba, assistente pessoal e amigo íntimo do profeta Jeremias, Baruque partilhou das dificuldades, perseguições, da rejeição e da dor de coração que o próprio profeta suportou. Quando Jeremias foi lançado na prisão, Baruque estava com ele todos os dias, transcrevendo fielmente à mão as visões do profeta e transmitindo-as para um povo que não desejava ouvir as advertências e reprovações de Deus. O próprio rei rasgou a única cópia das transcrições de Baruque. Só podemos imaginar a dor de coração que ele deve ter sentido ao ver a Palavra de Deus rejeitada e incontáveis horas de trabalho serem consumidas no fogo.

Nunca é fácil dizer às pessoas o que elas não querem ouvir, porque está profundamente enraizada no ser humano a tendência de desprezar aqueles que apontam o erro na natureza pecaminosa dos seres humanos. Seguir a Deus automaticamente nos coloca em desarmonia com a natureza pecaminosa do mundo. A boa notícia é que não temos de fazer isso sozinhos. Isaías 53:1-5 descreve Jesus como “um homem de tristeza e familiarizado com o sofrimento”, que, embora rejeitado, tomou a punição que merecíamos, de forma que “pelas Suas feridas fomos curados”. Podemos descansar, seguros de que Jesus compreende as dificuldades que estamos passando, e, embora Ele nos chame a andar por um caminho cheio de dificuldades, está conosco a cada passo do caminho.

Verdade em face de mentiras (Jr 7:1-11; 28). Jeremias 7:1-11 nos dá um vislumbre da péssima moralidade social na qual Jeremias vivia. Embora as pessoas ainda professassem seguir a Deus, seus atos mostravam o verdadeiro estado de seu coração. Em Jeremias 7:9, 10, o próprio Deus pergunta: “‘Vocês pensam que podem roubar e matar, cometer adultério e jurar falsamente, queimar incenso a Baal e seguir outros deuses que vocês não conheceram, e depois vir e permanecer perante mim neste templo, que leva o Meu nome, e dizer: ‘Estamos seguros!’ seguros para continuar com todas essas práticas repugnantes?’” (NVI). A mentalidade de que Deus os livraria de seus inimigos sem qualquer mudança ou sinal de arrependimento era encorajada por uma multidão de falsos profetas, os quais espalhavam a mentira de que Deus defenderia Seu povo a despeito de seu comportamento pecaminoso e falta de fidelidade. “Mas vejam! Vocês confiam em palavras enganosas e inúteis” (verso 8). Esses falsos profetas se colocavam em oposição direta aos esforços de Jeremias e Baruque de trazer da mensagem de advertência de Deus ao povo.

Talvez um dos exemplos mais dramáticos do conflito entre Jeremias e um falso profeta se encontrem em Jeremias 28. Em frente dos sacerdotes e de uma grande multidão de pessoas, Hananias contradiz diretamente a profecia de Jeremias. Sendo o braço direito de Jeremias, Baruque deve ter presenciado a cena, e só podemos imaginar qual foi sua reação. Deve ter sido difícil ficar observando Jeremias ser publicamente humilhado. Sabemos que Hananias era um falso profeta que pagou por suas mentiras com a vida. Mas, naquele momento, um resquício de dúvida deve ter passado pela mente de Baruque, e a tentação de se unir ao lado popular deve ter sido quase esmagadora. O fato de Baruque ter permanecido ao lado de Jeremias é uma evidência de sua força de caráter e de quão profundo era seu relacionamento com Deus.

Como Baruque, vivemos num tempo de mensagens conflitantes e falsos profetas. Não é suficiente afirmar seguir a Cristo enquanto vivemos como sempre o fizemos. A menos que estejamos completamente ligados a Deus, não seremos capazes de discernir Sua vontade para nossa vida de todas as mensagens falsas que constantemente nos bombardeiam.

A promessa de vida (Jeremias 45; Mt 6:25-34). Jeremias 45 é uma mensagem pessoal de Deus para o escriba que permaneceu fiel apesar das dificuldades aparentemente intermináveis que ele enfrentou junto ao profeta. Até a mais fiel das pessoas às vezes sente o peso esmagador do mundo sobre seus ombros, e, num momento de angústia, Baruque clama ao Senhor (verso 3). Em meio aos eventos do mundo que estavam se desenrolando naquele momento, o Deus do universo ouviu e atendeu o clamor angustiado de um escriba aparentemente sem importância! Ele fez com que Baruque soubesse que Ele está no controle de tudo e prometeu preservar sua vida onde quer que ele fosse. A mensagem de Deus para Baruque ilustra belamente o quanto Ele Se importa conosco, como indivíduos. Ele é um Deus que conhece a dor e o sofrimento pelos quais estamos passando e que tem estado ao nosso lado o tempo todo.

Em Mateus 6:25-34, Jesus nos diz para não nos preocuparmos sobre o que comeremos, beberemos ou vestiremos. Se Deus Se importa com o mais minúsculo pássaro e veste os campos com as flores mais belas do que as mais caras roupas, então por que temos tanto problema para confiar que Ele nos fornecerá as coisas que precisamos? “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas” (verso 33). Servimos a um Deus que conhece nossas necessidades e Se importa conosco como indivíduos. Como Baruque, podemos ter a certeza de que Deus nos preservará e cuidará de nós onde quer que formos, se tão-somente confiarmos nEle.

Mãos à Bíblia

2. Leia a história de Hananias em Jeremias 28. Como essa narrativa revela o princípio revelado em Isaías 8:20?

As mensagens de Deus não lisonjeiam nem se curvam à opinião pública. Elas também não se contradizem. Em Jeremias 28:7-9, o profeta se refere à unidade das Escrituras construída sobre o firme fundamento das profecias cumpridas. A morte do falso profeta nesse capítulo reforça esse princípio importante.

Doug Taylor | Battle Creek, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial