sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Preparando um Povo - 09/10/09 a 10/10/09

Sexta, 9 de outubro

Opinião
Giro de 180 graus


Deus estava interessado na saúde física e espiritual dos filhos de Israel (Números 5, 6). E Ele está interessado da mesma forma em nosso bem-estar hoje. As ordens que deu a Israel por meio de Moisés criaram um meio de assegurar uma nação sadia que viveria vida santa. Tudo se reduz a nosso amor por Deus e por nosso próximo. Assim como os antigos israelitas, precisamos fazer esse giro de 180 graus dos nossos caminhos para os caminhos de Deus, e então permanecer no trilho dEle para sempre. Nosso lema deve ser o de Filipenses 4:8 (leia).

Quando amamos a Deus, não contaminamos o corpo com alimentos impuros e substâncias abusivas; vivemos em conformidade com as leis bíblicas de saúde. O pastor J. N. Andrews* sugeriu que “abandonar todo artigo prejudicial de alimentação, e viver uma vida de temperança sob a influência da boa instrução e da consciência para com Deus, estão entre as coisas mais importantes e mais essenciais para a boa saúde. Nosso corpo é o templo do Espírito Santo. Para que possamos verdadeiramente glorificá-Lo em nosso corpo e em nosso espírito, quão necessário é que possuamos todas as faculdades de nosso ser físico em pleno vigor!” Enquanto nos preparamos para a segunda vinda de Jesus, e enquanto pregamos o evangelho, devemos nos lembrar de que a força física e o vigor espiritual são essenciais para enfrentar o fim dos tempos.

Quando colocamos Jesus em primeiro lugar, nossa recompensa é a vida eterna. Como Zaqueu, devemos corrigir nosso procedimento passado (Lc 19:8, 9). Leia Mateus 16-24. Se escolhemos seguir a Cristo, somos “descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gl 3:29, NVI). A humildade deve estar na ordem do dia. O resultado final é participarmos apenas de atividades piedosas. Isso não envolve uma lista de coisas que devemos fazer; consiste, sim, na entrega de nosso egocentrismo a Deus.

Ele nos ordena amá-Lo e amar a outros (Mt 22:34-40). Está disposto a perdoar-nos se abandonarmos nossos caminhos injustos e endireitarmos nossos erros (Ez 33:15). Se Deus perdoa, por que não podemos fazer o mesmo? Amamos somente os que são amáveis?

Deus deseja que estejamos em harmonia com Ele espiritual e fisicamente. É necessário que mantenhamos a chama de Jesus ardendo dentro de nós.

*Advent Review and Sabbath Herald, 25 de outubro de 1864.


Mãos à obra

1. Compare e contraste os desafios físicos que os israelitas enfrentaram no exílio com os que enfrentamos hoje.
2. Leia Números 6:1-21, depois faça um resumo sobre como um nazireu viveria hoje.
3. Exercite-se regularmente para que isso o ajude a se preparar para o Céu. Estabeleça alvos para si mesmo que o capacitem a estar pronto para a segunda vinda de Cristo.
4. Apresente-se como voluntário para ajudar num abrigo para pessoas sem-teto, asilo, orfanato ou programa semelhante. Como declara a lição de quinta-feira, ajudar os outros é uma boa forma de deixar Deus nos ajudar a enfrentar as tempestades.
5. Anote as medidas concretas que você poderá tomar para mudar sua vida, como Zaqueu fez depois de se encontrar com Jesus.

Raul M. Peters | Fort Worth, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial