segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Preparando um Povo - 05/10/09 a 10/10/09

Segunda, 5 de outubro

Evidência

Maçãs saudáveis


Após ter tirado os israelitas do Egito, Deus começou a tornar Seu povo livre, mas fragmentado, numa nação de testemunhas que tinha um só coração (Êxodo 13 a 17). De Êxodo a Deuteronômio, Ele ensinou aos israelitas exatamente como ordenar sua nova sociedade. Cada lei cerimonial e social os lembrava de suas responsabilidades para com Deus e cimentava a ligação de uns com os outros. Aplicando os princípios divinos a cada aspecto de sua vida, o povo aprendia como honrar a Deus, tornar sadia sua comunidade e manter puro seu testemunho vivo.

As leis que Deus deu a Moisés mostravam Sua profunda preocupação com os israelitas, com sua saúde, seus relacionamentos sociais, sua fidelidade matrimonial, e com os votos especiais que haviam feito a Ele. Em Números 5, Deus ensinou Moisés a impedir que doenças perigosas se espalhassem, ao colocar as pessoas infectadas em quarentena. Deus, então, estabeleceu uma regra social ainda mais estrita para a resolução de conflitos.

As regras dos israelitas com respeito à quarentena impediam que doenças físicas se alastrassem, mas as regras deles com respeito à restituição tinham o objetivo de exterminar parasitas ainda mais mortais. Ciúme, ira, malícia e rancor, se deixados a inflamar, corromperiam totalmente o povo. É por isso que cada membro da comunidade tinha que cooperar com as regras que Deus estabelecera. As regras davam suporte à saúde coletiva da comunidade. Se cada maçã do cesto permanecer sadia, todas as maçãs do cesto permanecerão sadias. Mas se os israelitas desconsiderassem os princípios de Deus, a podridão se espalharia de pessoa para pessoa e o testemunho da nação sobre Deus seria prejudicado.

Diferentemente dos podres das maçãs, contudo, nossos podres sociais e espirituais podem ser curados. Tendo recebido Jesus “com alegria”, Zaqueu começou a cuidar de seus vizinhos, dos pobres e daqueles a quem havia prejudicado (Lc 19:1-10). Da mesma forma, quando Deus nos cura, somos inspirados a curar nossa comunidade, confessar nossos erros, fazer restituição por eles a ajudar a reconstruir o que estiver quebrado. Os israelitas não podiam testemunhar fielmente de Deus enquanto não estivessem em amorosa comunhão uns com os outros, e o mesmo é verdade quanto a nós. A oração de Jesus por nós foi que fôssemos um, e que nossa comunhão testificasse que Deus O enviara (João 17). Se realmente formos testemunhas dEle, nossa comunidade social e espiritual vai mostrar isso.

Mãos à Bíblia

3. Quando um israelita pecava contra alguém no acampamento, contra quem ele pecava, realmente? Nm 5:6; veja também Sl 51:3, 4. Como devemos entender esse conceito?

Ofender o próximo é pecar contra o próprio Deus. Em certo sentido, isso não deve ser tão difícil de entender. Todos nós pertencemos a Deus; somos Sua propriedade, tanto por criação como por redenção (1Co 6:19, 20; At 17:28). Se alguém danificasse sua propriedade, o pecado não seria só contra a propriedade, em si, mas contra você, seu proprietário.

4. O que o culpado deveria fazer? Nm 5:6-8; veja também Ez 33:15; Lc 19:8, 9.

Keisha McKenzie | Lubbock, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial