quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Paz - 20/01/10 a 23/01/10

Quarta, 20 de janeiro

Evidência
Reconcilação e paz


Na conclusão da Criação, Deus viu que tudo era “muito bom” (Gn 1:31). Havia absoluta paz por toda parte. Os seres humanos estavam em constante comunhão com Deus. Mas a paz não durou. Quando a serpente deu seu golpe, o antagonismo e a alienação substituíram a paz (Is 59:2).

O Deus da paz, a quem adoramos, não foi pego de surpresa nem estava despreparado. Já havia elaborado um plano desde a fundação do mundo (Ef 1:3, 4; 1Pe 1:17-20; Ap 13:8). A obra de nos fazer voltar ao relacionamento original de paz consigo mesmo era Sua prioridade máxima. Assim, “Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado” (Rm 5:8). Ao morrer na cruz, Ele não apenas nos redimiu, mas também nos reconciliou com Deus.

Quando Deus nos reconcilia consigo, espera que nos reconciliemos uns com os outros (Rm 2:10). Não é possível que estejamos reconciliados apenas com Deus e ainda produzamos o fruto da paz quando há animosidade entre nós e outras pessoas. Leia João 4:11, 20, 21. Eis aqui uma poderosa ordem de Deus. Hebreus 12:14 apresenta o conceito de maneira clara e direta: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor” (NVI). Quando existe reconciliação entre Deus e os seres humanos, e entre os seres humanos entre si, então o fruto da paz é manifesto em nossa vida.

Jesus revelou outro aspecto da paz, que completa a descrição do fruto da paz. Leia João 14:27. A paz vem de Deus. A paz pertence a Deus. É um dom que Deus nos dá. Ela se mostra em nossa vida somente quando estamos na presença e na santidade de Deus (Mt 11:28).

Mãos à Bíblia

4. Da vida e do exemplo de Jesus, o que podemos aprender para que essas advertências se apliquem à nossa vida? Existe alguma coisa que torna difícil, senão impossível, atender a essas advertências?

Por mais estranho que pareça, o lugar mais difícil de ser cristão é em casa. Que tragédia, pois o lar deveria ser o lugar em que todos tivessem paz!

5. Que recomendações de Paulo, se cumpridas, podem ajudar a trazer paz ao lar? (Rm 12:9-21). Faça uma aplicação prática desses conselhos.

Lamm B. Fanwar | Pune, Índia

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial