sábado, 16 de janeiro de 2010

Alegria - Resumo 16/01/10 a 16/01/10

ALEGRIA
Resumo Semanal - 10/01/2010 a 16/01/2010


MOTIVAÇÃO

Conceito-chave para o cresicmento espiritual: A alegria é a resposta lógica ao amor e cuidado de Deus, como se vê no que Cristo fez e continua a fazer em nós e por nós.

Quão feliz é você? De acordo com a melhor pesquisa, 50% de sua capacidade para sentimentos positivos pode ser genética. outros 10% e 15% podem ser atribuídos à condições socioeconômicas, situação conjugal, saúde, renda e fatores semelhantes. Os restantes 35% a 40% são resultados de "divergência inexplicada". Para resumir: a felicidade é algo que lhe acontece - ou deixa de acontecer - talvez mesmo antes de você nascer.

A alegria cristã é completamente diferente. Deus a quer dar a você, tenha ou não os "genes da felicidade". Permita que a alegria do Senhor seja sua "divergência inexplicada".

COMPREENSÃO


As principais palavras do Novo Testamento normalmente readuzidas por "alegria" ou "alegre" são chara ou chairo, respectivamente. Chara se refere ao estado exterior da alegria, enquanto chairo se refere a um estado tranquilo, interior da alegria. Essas palavras, como nossa alegria, não tem necessariamente um significado espiritual, embora só Deus possa fornecer a constante alegria interior que o cristão tem. a principal diferença objetiva entre a alegria cristã e a alegria ou felicidade genérica o motivo do regozijo do cristão. O cristão pode ser sempre alegre, sabendo que aquilo que se regozija é constante e invariável.

I - Alegria exterior

Os povos da Bíblia eram demonstrativos. Quando sentia alegria por alguma coisa, eles não se envergonhavam em expressá-la. os autores bíblicos não só não se abstinham disso, mas eles o encorajavam. Às vezes, eles ordenavam assim. Por exemplo, o Salmo 98:4 diz que toda humanidade e a natureza devem "aclamar, regozijar-se e cantar louvores" ao Senhor. Para evitar qualquer engano possível,m o salmista continua a especificar as diferentes variedades de instrumentos estridentes que se podem usar para fazer isso: trombetas, buzinas e liras.

Também é significativo queo salmista convoca a natureza para louvar a Deus fazendo o que faz naturalmente; por exemplo, o rugido do mar. o mesmo deve fazer o cristão. Realmente não precisamos ser ordenados a nos regozijar. Como podemos fazê-lo?

A Bíblia também indica que é completamente apropriado expressar alegria em circunstâncias positivas. além de muitas ocasiòes na Bíblia em que personagens importantes se regozijaram em tempos de boa sorte, Tiago 5:13 diz que se estivermos alegres, devemos cantar louvores. aqui está um conceito chave: Seja feliz, regozije-se nas boas circunstâncias, mas lembre-se de onde vem elas. Lembre-se de que, embora sejam agradáveis, não são a única coisa, nem mesmo a principal. O Deus que as deu a você é que é o principal, e Ele está a disposição nos eventos ruins, bem como nos bons.

Ambas as passagens que examinamos associam a alegria com uma resposta de adoração, tão somente por Deus ser Deus ou por causa de coisas particulares que Ele pode ter feito. Toda adoração deve ser marcada por expressõees de alegria? Toda alegria deve ser expressa como adoração?

II - Alegria interior
Ec 3:1-4; Jo 16:33; Rm 12:15; 1Pe 1:6

Em psicologia, um sintoma de psicose são as "emoções impróprias" ou a demonstração da emoçào errada para determinada situação. Por exemplo, a risada quando se descreve como alguém que foi abusado quando criança. A verdade é que existem situações na vida que não podem ser enfrentadas com sorrisos, risada nem música alta. A mesma Bíblia que diz que devemos nos regozijar sempre também diz que existe "tempo de chorar e tempo de rir" (Ec 3:4). Em outras ocasiões, pode ser mais apropriado apreciar calma e quietamente o que temos.

Para o cristão, o que todas estas situaçòes tem em comum é que nossa vida está construída sobre o sólido fundamento da obra terminada de Deus por nós no passado, Sua presença contínua em nossa vida, e o que sabemos que Ele fará por nós no futuro. Então, seja o que for que as circunstâncias atuais exijam de nós, podemos encarar a vida com um senso subjacente de alegria.

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial