quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Alegria - 14/01/10 a 16/01/10

Quinta, 14 de janeiro

Aplicação

Experimentando a alegria


A alegria é um componente dos frutos do Espírito Santo. É evidência de que o Espírito Santo está em nós. Como nos tornamos cheios dela?

Primeira João 1:3, 4 fornece uma boa tese: “Contamos a vocês o que vimos e ouvimos para que vocês estejam unidos conosco, assim como nós estamos unidos com o Pai e com Jesus Cristo, o Seu Filho. Escrevemos isso para que a nossa alegria seja completa.”

Então, como nossa alegria pode ser completa?

Primeiro, reconheça que sem Jesus não temos nada (Jo 6:63). É Ele que dá a você a vida eterna porque pagou a penalidade por nossos pecados. Não importa o que você faça, nunca poderá estar à altura dos requisitos ou satisfazer todos eles. Zero. Nada.

Segundo, peça em nome dEle (Jo 14:14). Deixe para trás o eu. Isso parece ser contra o que é intuitivo, porque nossa cultura está construída sobre a realização pessoal. Mas você não é capaz de realizar essa tarefa sozinho, não importa o quanto tente.

Terceiro, obedeça aos Seus mandamentos (Jo 14:15). Isso significa que você tem que estudar, estudar, estudar. Recapitule diariamente o compêndio conhecido como Bíblia, concentrando-se especialmente na vida de Jesus. Como resultado, Ele pedirá ao Pai que lhe dê o Espírito Santo, o conselheiro que guiará você a toda a verdade (Jo 14:16, 17). A própósito, Jesus nos diz essas coisas para que possamos ser cheios de Sua alegria (Jo 17:13).

Quarto, estude com outros cristãos (Hb 10:25). Vocês têm de se encontrar regularmente para completar esta tarefa: um trabalho em grupo que demonstre amizade com Deus (At 2:1-4, 46; Rm 5:10). É um trabalho árduo. Não deixa tempo para discussõezinhas insignificantes nem para querer se mostrar superior aos outros. Um por todos, e todos por um – é assim que o grupo vai em frente!

Mãos à Bíblia


6. Leia Hebreus 11:24, 25. Que princípios da vida cristã são encontrados nesses versos? Veja também Lc 9:23; At 14:22; Fp 1:29. Como podemos ligar esses versos com a promessa de alegria? Veja Hb 11:16; 1Pe 1:6-8.

Moisés poderia ter decidido ficar no Egito e se tornar faraó. Ele poderia ter racionalizado que isso seria a vontade de Deus para ele. Afinal, havia tantos “bons” motivos para se tomar uma decisão errada!

7. Pense na última vez em que você tomou uma decisão errada, com base em “bons” motivos. Que lições difíceis você aprendeu?

Gianluca Bruno | Mason, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial