Amor - 04/01/2010 a 10/01/2010
Segunda, 4 de janeiro
Um fruto do Espírito
O Espírito Santo, a terceira pessoa da Divindade, é nosso Mestre, Instrutor e Consolador. Como Seus filhos, Deus quer que vivamos uma vida honrosa, livre do pecado. Uma vida assim Lhe traz glória. Para nos ajudar a viver essa vida, Ele nos dá o Espírito Santo.
O Espírito Santo tem qualidades que, quando absorvidas pelo coração humano, resultam em completa mudança de vida. Uma dessas qualidades é o amor piedoso. Onde há esse tipo de amor, há paz, tranquilidade e alegria. Se o amor não fosse parte dos frutos do Espírito, os outros frutos não existiriam, pois o amor piedoso engloba todos os outros frutos.
Paulo pregou o evangelho durante seu ministério aos gálatas, e trabalhou duro para explicar-lhes os frutos do Espírito. A Galácia era uma província romana na Ásia, com habitantes não judeus. Eles estavam divididos sobre a questão de dever ou não seguir a Cristo. Muitos deles criam que observar a lei de Moisés fosse a chave para se tornar cristão. Contudo, Paulo refutou essa crença, e os convenceu de que apenas a fé, acompanhada de boas obras, pode fazer de alguém verdadeiro cristão.
Na sociedade de hoje, podemos ver vários exemplos em que a falta de amor piedoso levou à horrível destruição. Tome, por exemplo, Ruanda, em meados da década de 90; o Iraque, no princípio da década de 90 e também no início do século 21; e até mesmo meu país natal, o Quênia, em 2008. A ausência de amor piedoso leva ao ódio, destruição e morte, com os quais Satanás se deleita.
Em Gálatas 5:15, Paulo adverte que a falta do amor piedoso pode fazer com que nos comportemos como animais selvagens, e os resultados disso ele enumera em Gálatas 5:19-21. Contudo, nos versos 22-24, ele delineia as qualidades produzidas pelo Espírito, que são completamente opostas às qualidades que o pecado produz.
Lembremo-nos de que Paulo não estava se dirigindo somente aos gálatas. Estava colocando um forte fundamento para os verdadeiros cristãos das gerações vindouras. Portanto, nós também temos a responsabilidade de exercer o amor piedoso. Tal amor é o primeiro passo no desenvolvimento de um caráter semelhante ao de Cristo.
Mãos à Bíblia
O amor definido é o primeiro passo; o amor aplicado é o seguinte. Devemos ser cuidadosos para não dizer impensadamente que amamos; ao contrário, precisamos analisar cuidadosamente nossa maneira de viver e de aplicar os princípios do amor como são expressos na Bíblia.
2. Examine cada aspecto individual do que é o amor e pergunte: Como posso aplicar esses princípios em meu lar? 1Co 13:4-8
George Otieno | Mbita Point, Quênia
Marcadores: 04 de janeiro, Amor, lição escola sabatina, Segunda
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial