quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Pelos Seus Frutos -30/12/2009 a 02/01/2010

Quarta, 30 de dezembro

Evidência
O que sua fruteira está mostrando?


Fruteiras geralmente são colocadas num lugar de destaque da casa a fim de mostrar eficazmente suas bananas, kiwis, mangas, maçãs, uvas, etc. Se a fruteira contém poucas frutas ou está vazia, isso também será observado.

Há algo em comum sobre a educação dos jovens em quase todos os países – os resultados dos exames são tornados públicos. Na Inglaterra e no País de Gales, por exemplo, os resultados do GCSE (um exame semelhante ao Enem) são publicados no fim de agosto. Durante o mês de setembro também é publicada uma tabela das escolas, com base no número de seus alunos que conseguiram tirar notas A a C em cinco ou mais matérias do exame. O público pode então ver como cada escola se saiu e onde seus filhos receberão a melhor educação.

Conquanto muitas escolas consigam que mais de 80% de seus alunos tirem mais de cinco notas de A a C, há algumas escolas em que menos de 30% dos alunos têm esse resultado. Contudo, nessas escolas que não conseguem bom resultado, frequentemente há um ou dois alunos que conseguem tirar notas de A a C em dez ou mais matérias. No que diz respeito a eles, a fruteira de sua escola tem má aparência, mas sua fruteira individual transmite uma história diferente. Em João 15:1-10, a ênfase está no indivíduo: “todo ramo”.

Aos olhos de Cristo, os alunos que não estudaram com afinco ou que se ocuparam com coisas improdutivas, devem receber uma chance de melhorar. Em Lucas 13:6-9, foi ordenado que a figueira improdutiva fosse cortada porque estava ocupando espaço inutilmente. Mas o encarregado da vinha disse: “Senhor, deixe-me cavar em volta das raízes e fertilizá-la mais um ano. Então, se ela não der fruto, poderemos cortá-la” (parafraseado).

Deus espera que façamos tudo o que pudermos para nos ajudarmos mutuamente a dar frutos. Mas, individualmente, cada um de nós tem a responsabilidade de se esforçar para aumentar o conteúdo de nossa própria fruteira. O reino dos Céus será ocupado por pessoas que deem frutos. Indivíduos diferentes produzirão 30%, 60% e 100% (veja Mateus 13:8). Contudo, todos eles estarão lá juntos porque, com a ajuda do Espírito Santo, cada uma de suas fruteiras exibirá o máximo para sua condição individual.

Mãos à Bíblia

6. “Todo ramo que, estando em Mim, não der fruto, Ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda” (Jo 15:2). De que trata esse processo de poda? Você já o experimentou em si mesmo? Quando esse processo específico terminou, que diferenças você experimentou em sua vida?

No fim de cada colheita, o agricultor volta ao vinhedo e poda a maior parte da videira. O agricultor deve ser cuidadoso, porque a colheita do ano seguinte depende diretamente das partes que permanecem. A chave para a poda é o equilíbrio entre a colheita e a videira. Uma cresce às custas da outra. Se você quiser uma colheita muito abundante, não podando o suficiente, o crescimento do ano seguinte será fraco, e o fruto, inferior. A arte da poda é encontrar o equilíbrio correto.

Albert A. C. Waite | Riseley, Reino Unido

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial