quarta-feira, 25 de março de 2009

Confiança no Dom Profético - 25/03/2009 a 28/03/2009

Quarta, 25 de março

Evidência
A praga de Primo


Confiança no dom ´profético6. O que as palavras de Jesus dizem sobre a atitude que muitos tiveram para com os profetas? Que lição para nós mesmos podemos tirar dessas palavras?

Apesar de toda a evidência de integridade e validade do ministério de Ellen White, mesmo entre nós existem aqueles que, de certo modo, estão derramando “o sangue dos profetas”. Entre nós, como no Israel antigo, existem aqueles que, de várias maneiras, sutis e às vezes nem tão sutis, estão trabalhando para destruir a confiança no ministério profético de Ellen White. Foi assim desde o início, e podemos estar certos de que também será assim até o fim.

“Os profetas são a praga de hoje, e talvez de todos os tempos, porque é impossível distinguir um profeta verdadeiro de um falso”, escreveu Primo Levi.

Eu entendo o que Levi está dizendo. O fato de ter crescido enquanto David Koresh, que se autodenominava profeta de Deus, estava tornando Wako um lugar infame, fez-me ficar cético em relação a todas as coisas proféticas. Então, como podemos ter confiança no dom profético? Na segunda carta a Timóteo 3:16, Paulo dá a resposta: “Todas as partes da Escritura são inspiradas por Deus... para mostrar-nos a verdade” (The Message).

O sopro de Deus, Sua Palavra, cria milagres. Desde o momento em que deu vida a Adão, até o momento em que despertou os mortos e o momento em que Ele Se revelou a nós por meio de um solitário pregador em Patmos, Deus está ativamente presente através de Sua Palavra. Em Efésios 4:11 e 1 Coríntios 12:28, Deus, através de Paulo, designa o dom espiritual da profecia como parte do corpo de Cristo. Mas todos nós podemos profetizar?

“O propósito da revelação não é informar-nos sobre Deus, mas envolver-nos em Deus.”* Por essa definição, somos chamados a ser profetas de Deus interpretando eventos a partir da perspectiva da fé e sob o aspecto da eternidade, e sempre com vistas ao que devemos fazer, e não simplesmente saber. Assim, o dom de profecia capta nossa imaginação e nos desafia a ter a presente justiça de Cristo. Mas quem tem a autoridade de falar em nome de Deus?

Os profetas com “P” maiúsculo são aqueles que ouviram uma palavra direta, explícita, sobrenatural de Deus, e podem dizer legitimamente: ”Esta é a Palavra do Senhor.” A Bíblia é a fonte para podermos compreender a autenticidade de um profeta. Alguns critérios a ser considerados incluem:
(1) A mensagem do profeta glorifica a Deus? (Jo 16:14; 1Co 12:2; 1Jo 4:1, 2)
(2) A mensagem do profeta concorda com a Bíblia? (Is 8:20)

Essa lista não é exaustiva. Portanto, nesta semana, ao estudá-la, complete a lista e solidifique sua confiança no dom profético. Ao fazer isso, saiba que Cristo está cumprindo a profecia dEle em sua vida. “Sei o que estou fazendo. Tenho tudo planejado – planos para cuidar de vocês, não de abandonar vocês; planos para dar a vocês o futuro que vocês esperam” (Jr 29:11, The Message).

* Eugene H. Peterson, Reversed Thunder: The Revelation of John and the Praying Imagination (New York: Harper Collins, 1988).

Derek Cummings | Celebration, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial