domingo, 22 de março de 2009

Confiança no Dom Profético - 22/03/2009 a 28/03/2009

CONFIANÇA NO DOM PROFÉTICO

Confiança no Dom Profético
“Josafá lhes disse: ‘Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas do Senhor, e terão a vitória’” (2Cr 20:20).

Prévia da semana: Sempre haverá críticos da Bíblia e dos escritos de Ellen G. White. Jesus exaltou as Escrituras, e as Escrituras apontam para Ele. Ellen G. White também dirige nossa atenção a Jesus. Podemos confiar no futuro por causa do que a Bíblia revela sobre Ele.

Domingo, 22 de março

Introdução
Guia de estudos

1. Que paralelos você vê entre a experiência dos discípulos depois da crucifixão e os primeiros crentes do advento depois do grande desapontamento em 1844? Lc 24:13-27; At 10:9-16, 44-48

2. O que os discípulos esperavam, mesmo depois da ressurreição, mostrando que ainda mantinham ideias falsas sobre o significado de Sua vinda? At 1:6

Os primeiros crentes do advento também sofreram grande desapontamento por causa do engano de Guilherme Miller pensando que o santuário de Daniel 8:14 fosse a Terra. Assim como o estudo da Bíblia e as intervenções sobrenaturais de Deus ajudaram os discípulos a se desfazer de seus enganos, os primeiros crentes do advento também chegaram a uma nova compreensão da verdade do santuário pelo estudo das Escrituras e pela direção de Deus no ministério profético de Ellen White.

“Você não tem o guia de estudos?” Foi só uma pergunta de um colega de quarto, tentando ajudar, e eu definitivamente precisava muito de ajuda. Era meu primeiro ano de faculdade, e eu estava completamente confuso ao tentar estudar meu livro-texto de contabilidade. Meu cérebro, que não gostava de números, estava lutando para assimilar os detalhes do livro-razão, e os débitos e créditos estavam definitivamente começando a se embaralhar. Quando eu tinha ido à livraria comprar os volumosos livros de cada matéria, os guias de estudo de cada livro me pareceram insignificantes e desnecessários, só um peso a mais para carregar na mochila. Mas agora, em meu quarto no dormitório, eu estava realmente desejando ter comprado o guia de estudos daquela matéria, algo que pudesse esclarecer um pouco todas as informações que eu estava tentando assimilar.

Às vezes, quando me sento para ler a Bíblia, ela me faz lembrar aquele livro-texto de contabilidade. Ela é repleta de pepitas da verdade, mas às vezes difícil de compreender completamente. Felizmente, Deus não espera que eu compreenda Suas profundas e incríveis verdades logo na primeira leitura. Em minha busca para encontrar a verdade, toda a verdade, e nada mais que a verdade, Deus me prometeu guias de estudo. Um dos mais confortadores versos bíblicos que conheço é João 16:13, onde Jesus disse: “Quando o Espírito da verdade vier, Ele os guiará a toda a verdade” (NVI).

Tanto o Espírito Santo quanto a profecia têm o objetivo de servir de guia de estudo na compreensão da Palavra de Deus. Como sabemos se temos um guia de estudos confiável? Como podemos estar seguros de que estamos buscando a fonte certa? Algo que eu sempre conservo em mente é que um guia de estudos não conta uma história diferente do livro-texto. Ele só nos ajuda a compreender melhor o livro-texto. Um guia de estudos nunca é um substituto, mas sempre um instrumento para esclarecer e explicar melhor as verdades que já existem.

Na lição desta semana, procuramos aprender mais sobre as verdades de Deus para nós, e como podemos garantir que temos os guias de estudo certos para nos ajudar ao longo do caminho.

Jeremy Robinson | Orlando, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial