Paciência - 27/01/2010 a 30/01/2010
Quarta, 27 de janeiro
Evidência
"Tomem o Meu jugo"
Você pode imaginar ter um jugo literal ao redor do pescoço, prendendo você a alguém que é mais vagaroso ou mais alto ou mais baixo que você? Jesus disse: “Aprendam de Mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas” (Mt 11:29, NVI), sugerindo assim que Ele é o exemplo do que significa longanimidade. A Bíblia nos dá muitos exemplos de quão longânimo Deus pode ser.
Adão e Eva desobedeceram à ordem de Deus para não comerem do fruto proibido. Se o fizessem, morreriam. Contudo, passaram-se 930 anos antes de Adão realmente morrer. Seis mil anos após a Queda, Cristo ainda está pleiteando conosco para que nos arrependamos e aceitemos Sua salvação.
Noé advertiu o mundo antediluviano de um dilúvio iminente que cobriria a Terra. Mas eles zombaram do profeta. Afinal de contas, nunca havia chovido antes. Noé pregou por 120 anos, repetindo pacientemente a advertência e a maneira de escape que estava sendo preparada.
Moisés aprendeu a paciência enquanto cuidava das ovelhas. Isso o preparou para ser “o compassivo e longânimo pastor de Israel” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 248).
Somos encorajados por Davi no Salmo 37:7 a confiar em Deus e aguardar “por Ele com paciência” (NVI). Isso sugere que, apesar dos desafios que enfrentamos, a resposta desejada pode demorar a vir (você tem que aprender a ser paciente); mas, no fim, Deus lhe concederá os desejos de seu coração. Ellen White nos lembra que precisamos ser pacientes, pois Deus “tem um canto para nos ensinar” a fim de que possamos “cantá-lo para sempre” (A Ciência do Bom Viver, p. 472).
Mãos à Bíblia
Não existe maior demonstração de paciência do que a revelada por Deus para com a humanidade. Mas devemos entender que até a paciência de Deus tem limites. A paciência de Deus durou 120 anos nos dias de Noé, enquanto a arca estava sendo construída (1Pe 3:20). Mas chegou o tempo em que a obstinação do povo exauriu a paciência de Deus, e Ele destruiu a Terra com um dilúvio.
6. Que princípio importante foi declarado pelo Senhor a respeito dos antediluvianos? Gn 6:3
7. Nos casos de Sodoma e Gomorra, Israel no deserto e no cativeiro babilônico, que atitudes provocaram as consequências que o povo sofreu? Dt 31:27; Sl 95:8; Jr 17:23
Beverly I. Henry | Mandeville, Jamaica
Marcadores: 27 de janeiro, lição escola sabatina, Paciência, Quarta
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial