quarta-feira, 24 de setembro de 2008

O Profeta Isaías - 24/09/2008 a 27/09/2008

Quarta

Evidência
Isaías – o autêntico


5. Qual foi o chamado de Deus a Isaías? Is 6:9, 10

Ao longo de toda a Bíblia, Deus chama Seu povo a ouvir, obedecer, retornar a Ele, ser curado por Ele. Mas, como sabemos, muitos não ouviram. Desse modo, o que parece estar acontecendo nesses versos é que Deus está simplesmente declarando como o povo haverá de responder a Isaías. Ele não está dizendo o que deseja que aconteça ou o que fará acontecer.

6. Como devemos entender os seguintes versos, tendo em conta os textos que acabamos de ler? Dt 30:6; Pv 2:5; Jr 3:22; Jr 4:1

A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto eletrizou o mundo cristão em meados do século vinte. Entre as antigas cópias de escritos bíblicos estava uma que demonstrou ser a mais antiga cópia dos escritos de Isaías. O pergaminho de couro de 7,3 m estava intacto em sua maior parte e calculou-se que datava do ano 125-150 a.C. Ele é agora conhecido como 1QIsa. Esse pergaminho comprova o conteúdo do livro de Isaías como aparece hoje. Também é um duro golpe para a teoria de que o livro foi escrito por mais de um autor.

Segundo Bíblia Arqueológica da Nova Versão Internacional, produzida pelo Seminário Teológico Gordon-Conwell e publicada em 2005 pela Zondervan, “o texto hebraico tradicional do Antigo Testamento é o Texto Massorético (TM). O TM é a Bíblia hebraica em uso hoje, e exceto pelo 1QIsa e outros fragmentos de Isaías de Qumran ou de outros locais, as cópias mais antigas de Isaías existentes estão todas na tradição do TM.

“Embora separados por 1.100 anos, o TM de Isaías e o 1QIsa mostram uma incrível concordância, exceto em pequenos detalhes de soletração e pequenas variantes de palavras. O 1QIsa demonstrou que a obra de gerações de escribas judeus que produziram o TM é digna de confiança. Temos todas as razões para crer que o TM é uma cópia confiável do Antigo Testamento hebraico.

“Além disso, a descoberta desse texto sugere que, já no segundo século a.C., o texto de Isaías era visto como tendo apenas um autor. Muitos eruditos críticos sustentam que os capítulos 1-39 foram escritos por um autor, enquanto que os capítulos 40-66 foram compostos por um ou mais autores diferentes. Contudo, os capítulos 39 e 40 aparecem na mesma coluna no 1QIsa, sugerindo que o antigo copista via esses dois capítulos como tendo-se originado de um mesmo autor” (p. 1.115).

Numa época em que são muitas teorias de eruditos, a descoberta de um pergaminho de quase 2000 anos autenticou o cuidado com o qual os escritos sagrados foram copiados. E o mais importante, essa evidência demonstra que Deus está no controle, e que faríamos bem em ouvir mais atentamente Suas palavras em Isaías 55:9: “Assim como os céus são mais altos do que a Terra, também os Meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os Meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos” (NVI).

Melissa Sahlin | Mason, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial