domingo, 28 de setembro de 2008

A Expiação e a Cruz de Cristo - 28/09/2008 a 04/10/2008

A Expiação e a Cruz de Cristo


Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé(Is 46:10, NVI).

Prévia da semana: Deus quer renovar Suas criaturas neste mundo danificado pelo pecado. Vamos permitir que Ele faça isso diariamente em nós.

Leitura adicional: Rm 3:21-26; 5:9; 8:31-35; 10:5-13; Gl 2:15, 16, 21; Ef 2:8, 9; 1Tm 2:5, 6; Hb 7:23-25.

Domingo

Introdução
Esperando para perdoar?

1. O que a frase “no princípio, criou Deus...” (Gn 1:1) faz entender sobre a natureza de Deus? Antes de responder, leia também Gênesis 21:33 e Salmo 90:2.

É difícil entender o conceito de eternidade. Quase tudo neste mundo teve início e terá fim. Em contraste, a idéia de Deus nunca ter início nem fim não é fácil de entender, pois nossa mente está acostumada a pensar em termos finitos.

2. Leia o Salmo 102:25-27. A que é aplicada esta passagem no Novo Testamento? (Veja Hb 1:10-12.) O que essa mensagem diz, juntamente com o Salmo 90:2, sobre a existência de Deus?

Certa vez, li a história de uma professora que pediu a seus alunos que trouxessem para a classe uma mochila e um pacote de batatas. Em cada batata, eles deviam escrever um pecado que haviam cometido. Então, deviam colocar aquela batata na mochila. Depois, foram instruídos a carregar a mochila consigo para toda parte onde fossem durante uma semana. Algumas mochilas estavam bastante pesadas. O incômodo de carregar as batatas tornou claro quanta bagagem espiritual eles, na verdade, carregavam. Isso propõe uma pergunta para todos nós: “Quanto pecado nós, como indivíduos, estamos carregando?”

Essa ilustração se compara bem ao nosso relacionamento com Deus. Você pode contar quantas vezes pecou? Pode contar quantas vezes Deus o(a) perdoou? Quantas batatas você acha que têm entrado em sua mochila “espiritual” e saído dela?

Mas, como cristãos, temos o conhecimento de que Deus pode perdoar nossos pecados; e quanto às batatas... bem, nossos pacotes sempre estarão vazios por causa da expiação de Cristo. Como diz o Salmo 139:1-4, Deus conhece cada detalhe a nosso respeito – até nossos pecados, antes de os havermos cometido.

“Mas Deus demonstra Seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores” (Rm 5:8, NVI). Aceitando Cristo em nossa vida, e reconhecendo Seu perdão para nossos pecados, sabemos que Sua expiação está disponível e que Sua segunda vinda está se aproximando cada vez mais. Deus nos ama, mesmo que cometamos pecados aqui e ali, e traz paz sabermos que Seu amor é eterno. Devemos nos lembrar de dedicar nossa vida a Deus a fim de tornarmos Sua expiação completa em nossa vida.

“Senhor, Deus: investiga minha vida; obtém todos os fatos em primeira mão. Sou um livro aberto para Ti e, mesmo a distância, sabes o que estou pensando. Sabes quando saio e quando volto; nunca estou fora de Tua vista. Sabes tudo o que vou dizer antes de eu começar a primeira frase” (Sl 139:1-4, The Message).

Stephanie Lorens | Sydney, Austrália

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial