segunda-feira, 11 de julho de 2011

O sábado e a adoração - 11/07/2011 a 16/07/2011

Segunda, 11 de julho

Exposição
Reconhecendo nossa fonte


Leia Apocalipse 14:7 e Salmo 100:3. Nossa conexão com Deus está enraizada no fato de que Ele nos fez. Mas isso não é tudo. Todas as passagens bíblicas analisadas nesta semana fazem referência ao nosso ponto de origem: nosso Criador, que tem autoridade suprema sobre nós e que, portanto, é o único merecedor nossa adoração. Os versos de hoje retratam o script completo de nossa existência: nossa fonte, o caminho, nossa maior ameaça e nossa libertação.

Nossa fonte (Êx 20:11). O mandamento acerca do sábado nos leva de volta às nossas origens, para o momento em que o Criador trabalhou na terra e dela moldou a vida. “Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe”. Em Gênesis, o discurso de Deus dá forma à realidade, e toda a vida emerge de Suas intenções criativas. “Haja luz... Ajuntem-se num só lugar as águas... Cubra-se a terra de vegetação.” Nós também emergimos da mente e do coração de Deus, que toma barro e uma costela, molda-os e forma o homem e a mulher (Gn 1:26, 27). Existimos porque Deus nos fez; e porque Ele nos fez à Sua imagem e semelhança, somos Sua propriedade.

O caminho (Dt 5:15). Somos propriedade de Deus, embora Ele não tenha nos amarrado nos portões do Éden. Se uma câmera cósmica tivesse gravado nossa história, poderíamos ver a humanidade saindo do Éden para os deltas e planícies da Mesopotâmia, a leste da África, sul do continente africano, leste da Ásia e norte além do Mediterrâneo (Gn 10). Exportamos do jardim toda a criatividade e poder com os quais Deus nos dotou, mas também exportamos nossa culpa, insegurança, medos e capacidade para violência. Artes e ciências floresceram paralelamente a assassinatos, destruição e escravidão – mesmo nas civilizações mais avançadas.

A narrativa de Deuteronômio informa que, embora tenhamos sido criados pelas mãos de Deus, tornamo-nos abusadores criativos e escravos dotados. “Lembra-te de que foste escravo no Egito e que o Senhor, o teu Deus, te tirou de lá com mão poderosa e com braço forte. Por isso o Senhor, o teu Deus, te ordenou que guardes o dia de sábado” (Dt 5:15). Para os hebreus que ouviram essa narrativa, o sábado provia liberdade do trabalho forçado e da desumanização que o acompanhava. Como um símbolo semanal, o sétimo dia da semana representava a existência de um Redentor divino que Se importava não somente com os rituais de purificação, mas também com a liberdade física de Seus filhos. “Lembra-te de que foste escravo no Egito” não correspondia a um passe livre para abrir velhas feridas ou guardar rancor. Em vez disso, o mandamento deu aos hebreus a razão histórica para parar, relembrar sua origem e libertação, e continuar escolhendo um caminho livre de opressão física ou abuso espiritual (Is 58; Rm 6).

Nossa maior ameaça – e a libertação (Is 44:15-20; Is 58). Quando Isaías escreveu, no capítulo 58, sobre o jejum que Deus havia escolhido para Seu povo, apresentou o sábado como uma testemunha contra a opressão e como uma bênção para aqueles que respeitam a Deus e aos seus semelhantes. No capítulo 44, o profeta também descreveu a maior ameaça para a liberdade, a santidade e o bom senso: a idolatria. Esta é muito mais do que adorar alguma criatura ou um objeto feito pelo homem. Ninguém pode adorar coisa alguma sem se afastar de Deus, o Criador. Isaías critica duramente todas as tentativas para se fazer isto. Tentar substituir o lugar de Deus é estupidez!

Deus é o primeiro e o último. Além dEle não há outro (Is 44:6-9). Não há quem possa competir com Deus, e nada na criação tem qualquer outra fonte. O Todo-poderoso não pode ser substituído. Isaías zomba do artesão que quebra a madeira em dois pedaços, forma um ídolo com uma parte e usa a outra peça para se esquentar ou assar o pão. Nem madeira nem metal podem competir com Deus. Somente Deus nos fez e somente Ele nos salva. Somente Ele é digno de adoração.

Curando e ensinando, Jesus nos direcionou para a liberdade completa que Deus oferece (Mt 11:23-30). Sejam quais forem as circunstâncias, Ele nos completa. “Venham a Mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e Eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o Meu jugo e aprendam de Mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve” (versos 28-30). O sábado é uma prova de que podemos descansar no Deus que nos criou e que continua nos sustentando e Se importando com todos os aspectos do nosso ser. Livrou-nos da opressão e nos desafia a descansar sob Seus cuidados. Somos completos, mas somente nEle.

Pense nisto

1. Segundo Paulo, a quem quer que nos rendamos, este será nosso mestre (Rm 6:16). A que tipo de escravidão os cristãos atuais podem estar sujeitos? Como o sábado responde às formas modernas de escravidão?

2. Leia novamente Isaías 44 e 58. Que conexão você vê nesses capítulos entre idolatria e opressão?

Mãos à Bíblia


A Bíblia começa com a famosa frase: “No princípio, criou Deus os céus e a terra.” O verbo “criou”, bara, refere-se apenas a ações de Deus. Seres humanos podem construir coisas, mas somente Deus pode criar espaço, tempo, matéria e energia, que fazem parte do mundo material em que existimos. Tudo está aqui apenas porque Deus criou (bara).

3. Compare Isaías 40:25, 26; 45:12, 18; Colossenses 1:16, 17; e Hebreus 1:2, com Isaías 44:15-20, e 46:5-7. Qual é a diferença entre Deus e os ídolos?

Depois que o grande conflito entre Cristo e Satanás atingiu a Terra, o inimigo tem tentado levar as pessoas a duvidar da existência do verdadeiro Deus, o Criador. De muitas formas, é possível argumentar que os deuses de madeira sobre os quais Isaías escreveu, adorados pelos seus próprios fabricantes, eram tão bons quanto muitas das atuais teorias sobre as origens, muitas vezes apresentadas como alternativas ao Deus da Bíblia.

Keisha McKenzie – Lubbock, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial