domingo, 7 de março de 2010

Justiça - 07/03/2010 a 13/03/2010

JUSTIÇA


“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos” (Mt 5:6, NVI).

Prévia da semana:
Justiça unicamente em Jesus: não existe outro caminho para a vitória cristã. Submissão a Cristo e obediência à Sua vontade resulta em crescimento.

Domingo, 7 de março

Introdução
Bela por dentro de por fora


Em outubro de 2008, durante duas semanas, me apresentei como voluntário para participar de uma viagem missionária em outro continente. Viajamos para o Colégio Adventista Aore, em Vanuatu, onde ajudamos na reforma de vários prédios do campus. Foi uma experiência tremenda ajudar a restaurar o exterior daqueles edifícios à sua antiga glória. Contudo, nosso grupo achou que fomos muito mais beneficiados do que os que receberam nosso trabalho voluntário. É verdade que foi um trabalho difícil lixar o mofo e a tinta fofa do exterior dos edifícios antes de podermos pintá-los. Contudo, não foi esse trabalho o que enriqueceu nossa vida. Foi o tesouro que descobrimos no interior daqueles edifícios – o coração espiritualmente sincero e amoroso dos alunos de Aore.

Em Mateus 23:27, Jesus compara os mestres da lei e os fariseus a “sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície” (NVI). Em outras palavras, os edifícios externamente eram mantidos brilhando, mas o conteúdo estava morto e em putrefação. Evidentemente, exibir justiça de maneira adequada envolve tanto o interior quanto o exterior.

Não podemos esperar desenvolver a justiça como um fruto do Espírito simplesmente colocando em ação nossos pontos fortes, recursos e esforços. Na melhor das hipóteses, nossos melhores esforços só podem ser comparados à experiência daqueles que Jesus criticou de maneira tão acentuada. Só alcançaremos uma aparência exterior de justiça.

A justiça é um fruto do Espírito belo tanto externa quanto internamente. Jesus é o autor dessa justiça, e é somente quando permitimos que o Espírito Santo nos ajude a cultivar a justiça de Cristo dentro de nós que nossa vida pode se tornar o tesouro que desejamos que ela seja para o nosso Deus – bela por dentro e por fora.

Mãos à Bíblia

Com base em Romanos 3:28, Mateus 6:33 e 1 João 2:29, responda às perguntas a seguir:

1. Se não podemos ser justificados pela Lei, como somos justificados?

2. Embora saibamos que Deus odeia o pecado, mas ama os pecadores, que conclusões erradas devemos evitar?

3. Como nossa vida deve ser mudada quando buscamos primeiramente o reino de Deus e Sua justiça?

4. Que significa “praticar a justiça”? Podemos ser justos sem praticar a justiça? Justifique sua resposta.

Katelyn Reed | Melbourne, Austrália

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial