domingo, 28 de fevereiro de 2010

Domínio Próprio - 28/02/2010 a 06/03/2010

Domínio Próprio

“Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” (1Co 9:27, NVI).

Prévia da semana: O pensamento correto leva à vida correta. Depender dos sentimentos tem seus perigos. O domínio próprio é desenvolvido quando permitimos que as Escrituras orientem nosso pensamento.

Leitura adicional: Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver; Ben Carson e Cecil Murphey, Ben Carson (Tatuí, CPB, 1998)

Domingo, 28 de fevereiro

Introdução
O controle de Cristo é domínio próprio


Provérbios 25:28 basicamente nos fala sobre o controle do próprio temperamento. Os muros eram erigidos para proteger uma cidade contra o crime. A cidade que não fosse protegida estava exposta a todo tipo de coisas. Da mesma forma, a pessoa sem domínio próprio se expõe a todo tipo de males. O domínio próprio é a faculdade de restringir e dirigir a si mesmo de acordo com a vontade de Deus e para Sua glória.

Tentação – intrusa que insiste em vir, / Impedindo-me de o sucesso conseguir / No objetivo que tanto tenho almejado / De ter o fardo dos ombros retirado. / Ela mexe com meu eu se digo não / Àquilo que satisfaz à paixão. / Preso estou em situação dolorosa, / Pois existo em carne pecaminosa. / A carne aos rios do pecado me conduz / E através dos seus desejos me seduz. / A resistência ao pecado, no momento, / É um sonho de vida que acalento. / Mas o futuro, então, à mente vem / E me vejo alcançando um valioso bem – / O domínio próprio.

O domínio próprio não é obtido meramente pela supressão dos desejos, mas também pelo controle dos desejos. É a manifestação da obra de Deus em nós por meio do Espírito Santo. A falta de domínio próprio é responsável por muitos dos problemas de hoje em dia. O amor insuficiente por Deus e Sua Palavra resulta na falta de domínio próprio (2Tm 3:1-4).

Como obtemos o domínio próprio? “A fim de saber como nos conduzir circunspectamente, precisamos seguir o caminho indicado pelos passos de Cristo” (Ellen G. White, Filhos e Filhas de Deus [MM 1956], p. 154). Aprendemos o domínio próprio ao nos entregarmos ao Senhor. Sermos controlados por Cristo é saber que somos dEle. Nesta semana, que sua oração seja: “Dirige os meus passos nos Teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem” (Sl 17:5, Almeida, Edição Revista e Corrigida de 1969).

Mãos à Bíblia

Alguns sinônimos do domínio próprio são autodisciplina, força mental e força de vontade. Esse fruto do Espírito vai muito além de simplesmente refrear os cristãos para que não façam o que é proibido, mas inclui nos habilitar para fazer o que é bom.

1. Contra que três pecados nos previne 1 João 2:15 e 16? Como se manifestam em nossa vida se não formos cuidadosos?

2. Filipenses 4:8 menciona quais devem ser os enfoques da vida cristã. Quais são eles, e como podem nos proteger dos perigos mencionados em 1 João 2:15 e 16?

Existe uma constante luta contra o próprio eu, contra a carne e contra os caminhos do mundo. Paulo descreve esse dilema em Romanos 7:15-18. Porém, em Romanos 8:1, ele nos dá a resposta. Confira em sua Bíblia.

Edinor Lindiwe Donda | Pretória, África do Sul

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial