Mansidão - 25/02/2010 a 27/02/2010
Quinta, 25 de fevereiro
Uma vogal faz toda a diferença
Há um ditado em espanhol que diz o seguinte: “Manso, pero no menso” (manso, mas não tolo). Em espanhol, só uma vogal é que faz a diferença entre as duas palavras “manso” e “menso”. Contudo, na prática, há um abismo entre elas. Para muitos cristãos, o dom de Jesus de ser “manso e humilde de coração” (Mt 11:29, NVI) é um dos dons mais difíceis de se aceitar e exemplificar. Talvez a razão não seja a indisposição para tanto, mas a compreensão que se tem sobre o que a mansidão envolve.
O Dicionário Merriam-Webster define manso como “deficiente em espírito e coragem: submisso”; e “não... forte”. Essas definições são negativas. Fazem parecer que pessoas mansas são capachos silenciosos para ser pisados por pessoas fortes e competentes. E, se formos totalmente honestos, nenhum de nós conscienciosamente se apresentaria para essa posição de capacho.
Contudo, em 1 Pedro 3, Jesus diz que a mansidão é de grande valor para Deus. Portanto, é imperativo que a obtenhamos. Por meio do exemplo de Jesus, podemos aprender que a mansidão não é somente revelada nas coisas que fazemos, mas em como as fazemos. Nossa atitude determina se somos mansos ou tolos. Ser manso envolve ter capacidade para reagir com aspereza, mas escolher não fazê-lo. Isso só pode ser realizado ao se seguir o exemplo de mansidão de Jesus. Eis aqui algumas maneiras pelas quais podemos fazê-lo:
Submeter-nos totalmente a Deus (Jo 5:30). Embora Jesus fosse um membro igual aos outros da Divindade, submeteu-Se completamente ao Pai e ao Espírito Santo. Quando enfrentamos uma situação difícil, nosso relacionamento com Deus desempenha um papel-chave em nossa maneira de reagir.
Colocar os outros antes de nós (Fp 2:5-7). Jesus ofereceu tudo o que Ele era por nossa causa. Quando você vê outros passarem por uma situação desafiadora e tem os recursos para ajudá-los, então faça-o, mesmo que fazê-lo coloque você numa posição desconfortável.
Andar humildemente com Deus (Mq 6:8). Quando seguimos os requisitos alistados em Miquéias 6:8, nos permitimos ser agentes de transformação na vida de outras pessoas.
Deus deseja que sejamos pacientes e humildes, contudo, sempre prontos a combater o bom combate da fé. Com base nos padrões do mundo, podemos parecer tolos. Contudo, o Espírito de Deus, vivendo em nós, contrabalança a situação e faz toda a diferença.
Mãos à Bíblia
4. Como você entende as promessas e recompensas mencionadas nos textos seguintes? Sl 22:26; Sl 25:9; Sl 37:11; Sl 147:6; Is 29:19; Mt 5:5
Gladys S. Kelley | Laurel, EUA
Marcadores: 25 de fevereiro, lição escola sabatina, Mansidão, Quinta
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial