domingo, 7 de fevereiro de 2010

Bondade - 07/02/2010 a 13/10/2010

BONDADE


“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos” (Ef 2:10, NVI).

Prévia da semana: As boas obras demonstram uma vida cristã. Quando são praticadas com abnegação, elas abençoam o praticante e o beneficiário. Atos de bondade podem ser aparentemente pequenos aos olhos do mundo, mas grandes aos olhos de Deus, quando praticados para Sua honra e glória.

Leitura adicional: Caminho a Cristo, capítulo 9 (p. 77-84)

Domingo, 7 de fevereiro

Introdução
Os outros sabem?


São oito da manhã. Tomo o desjejum, pego minha Bíblia e ligo o carro. É sábado, e estamos a caminho da igreja. Antes de entrar no carro, noto o vizinho olhando para nós num misto de curiosidade e surpresa. Fico cogitando o que ele pensa de nós. Quem somos nós para ele? Na verdade, não lhe causamos problemas. E na semana passada devolvi para ele um pacote que ele havia esquecido no estacionamento do nosso prédio.

Mas a questão vai além disso. Será que ele compreende que estamos indo para a igreja? Será que ele sabe que somos cristãos? É claro que ele sabe, digo a mim mesmo. Mas se ele sabe mesmo que somos cristãos, como é que ele sabe? Por causa de nossos atos? Por que sou um “bom sujeito” ou uma “boa pessoa”? Quem define o que faz de alguém uma boa pessoa? Porque, na verdade, ele é um vizinho muito bom, talvez o melhor da vizinhança; mas, tanto quanto eu saiba, não vai à igreja.

Enquanto me afasto com o carro, aceno com a mão para cumprimentá-lo, e pergunto a mim mesmo: Será que ele sabe que estou verdadeiramente procurando ter um relacionamento especial com Deus?

Parece óbvio que exista uma relação íntima entre bondade e comportamento externo. Contudo, devemos questionar se temos o conceito correto. Do que depende o ato de “ser bom”? Qual é a fonte disso? Qual é a motivação por trás do fato de ser bom? Será que nossa motivação se baseia em conceitos mundanos? Ou será que se aproxima da bondade de Jesus? Isso é especialmente importante, porque a bondade de Jesus sempre mostrou Seu íntimo relacionamento com o Pai.

Em resumo, devemos perguntar a nós mesmos se nossa “bondade” fala a nossos atos, nossa religião, ou nosso verdadeiro relacionamento com Deus. “Não é somente pregando a verdade, ou distribuindo literatura, que seremos testemunhas de Deus. Lembremo-nos de que uma vida semelhante à de Cristo é o mais poderoso argumento que pode ser apresentado em favor do cristianismo, e que o cristão que não é fiel à sua profissão causa mais dano ao mundo do que um mundano” (Ellen G. White, Testemunhos Para a Igreja, v. 9, p. 21).

Mãos à Bíblia

Na Bíblia, o sentido mais profundo e absoluto de “bom” é um predicado exclusivo de Deus. Assim, embora a palavra bom seja usada livremente em muitas circunstâncias, apesar de haver indivíduos bom e maus (Mt 5:45), embora seja possível os cristãos praticarem boas obras (Ef 2:10), e Deus haja declarado que tudo o que criou era “muito bom” (Gn 1:31), Jesus afirma que só Deus é “bom” (Mc 10:18). Só Deus é absoluto. Todos os outros têm graus de bondade quando comparados a esse padrão absoluto.

1. Como a bondade de Deus se revela em nossa vida? Êx 33:19; Sl 25:8; 86:5; 107:21; Na 1:7; Rm 8:28

2. Qual é a maior revelação da bondade de Deus à humanidade? Jo 14:9; Hb 1:2, 3

Patty Lopez | Arlington, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial