quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A Segunda Geração: Admoestações - 17/12/09 a 19/12/09

Quinta, 17 de dezembro

Aplicação
Esperança em meio aos erros

Dois exemplos do que acontece quando perdemos nossa fé em Deus e escolhemos não seguir o caminho por onde Ele nos guia, são: (1) a ocasião em que Moisés se esqueceu de que era Deus que faria brotar água da rocha, e não ele; e (2) a ocasião em que o povo de Israel se esqueceu de que o próprio Deus podia ganhar as batalhas contra os cananeus e que essas vitórias não envolveriam a força de seus próprios exércitos. Ambas as histórias terminam com a incapacidade do povo de Deus de compreender o destino que Ele queria tanto que tivessem. Essas histórias podem nos trazer esperança, se nos lembrarmos do seguinte:

Crer no chamado e direção de Deus. Se Deus chamou você a fazer algo, confie em Sua liderança. Às vezes, achamos que Ele nos prometeu algo que parece impossível de realizar. Então é fácil ter dúvidas a respeito dEle ou achar que devemos ter entendido mal o que Ele queria dizer. Isso muitas vezes faz com que estabeleçamos nossos próprios alvos, aqueles que achamos que nós mesmos podemos realizar. Deus, contudo, nos deu muitos exemplos da loucura de olharmos para nós mesmos a fim de realizar algo que Ele prometeu que só Ele fará.

Estude os exemplos que Deus deixou para você. Não só através da Bíblia, mas também através da vida e testemunho dos que estão ao seu redor, Deus está chamando você a aprender com os erros dos outros e a escolher seguir os caminhos dEle. Todos nós cometemos erros. Mas Deus nos pede que aprendamos uns com os outros, para que possamos verdadeiramente nos tornar semelhantes a Ele.

Deus ama você, não importa quão grandes ou pequenos possam ser seus pecados ou erros. A história da reação de Deus ao fato de Moisés ter ferido a rocha em vez de simplesmente falar a ela, como Deus ordenara, nos dá uma visão clara de como Deus Se sente em relação a nós quando pecamos. Ele não pôde permitir que Moisés introduzisse Seu povo na Terra Prometida sob aquelas circunstâncias, mas nunca mudou a maneira como Se sentia em relação a Moisés. Tente ver Deus dessa forma quando você estiver se condenando por um deslize ou por um pecado direto. Deus deseja que nos arrependamos. Ele nem sempre remove as consequências de nossos pecados, mas não muda no tanto em que nos ama. Nossos pecados podem mudar as circunstâncias na Terra, mas se aprendermos com eles, eles nos ajudarão a nos aproximar ainda mais do Deus que nos ama incondicionalmente!

Mãos à Bíblia

8. Que pedido fizeram as tribos de Rúben e Gade? Nm 32:1-5. Por que fizeram esse pedido?

9. Em resposta, que promessa fizeram os líderes de Rúben e Gade, e como Moisés respondeu? Nm 32:16-42
A resposta dos rubenitas e gaditas mostrou que eles estavam dispostos a fazer sua parte para o descanso de seus compatriotas. Por mais que fossem atraídos pelo que possuíam, eles iam fazer sua parte para que o restante dos israelitas também conquistasse suas terras antes de acomodar-se e desfrutar suas propriedades.

Melissa Blackmer | Burtonsville, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial