segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A Segunda Geração: Admoestações - 14/12/09 a 19/12/09

Segunda, 14 de dezembro

Evidência
Muito melhor da primeira vez


Os capítulos 26 a 32 de Números tratam de eventos anteriores à conquista de Canaã pelos israelitas. As últimas pessoas da geração anterior haviam morrido (Nm 26), e a segunda geração está se preparando para entrar. Estão cientes de sua história e dos problemas causados por seus pais. As filhas de Zelofeade estão cientes de que seu pai havia pecado (Nm 27:3), mas desejavam garantir que ele não receberia uma punição ainda maior pela falta de filhos do sexo masculino. Deus dá apoio às mulheres e ordena que lhes seja dada a herança de seu pai. Temos aqui um exemplo da justiça de Deus misturada com a misericórdia.

Embora a geração mais velha estivesse condenada a morrer no deserto, Deus poupou seus filhos e cumpriu Suas promessas para a nação como um todo. Para abençoá-los, Deus precisa ter a lealdade deles. Ele usa várias ofertas, leis, sacrifícios e votos (Nm 26-30) para lembrá-los de suas obrigações rituais para com Ele. Era necessário que os israelitas entendessem o princípio da morte substitutiva para o perdão dos pecados, e esses lembretes os ajudavam a ver que é Deus quem os salva de seus pecados.

Os capítulos 31 e 32 detalham os últimos atos militares dos israelitas, bem como o compromisso assumido pelos rubenitas e pela meia tribo de Manassés de que se unirão a seus compatriotas na conquista da Terra Prometida. Essa segunda geração se provou mais fiel do que seus pais, e a promessa está para ser cumprida. Muitas vezes é fácil julgar aqueles que vieram antes de nós, mas devemos evitar fazê-lo. Contudo, precisamos aprender com seus erros.

O que você está fazendo que é contrário à vontade de Deus? Você ainda espera que Ele o abençoe mesmo assim? E se Ele perdoar você, ainda haverá consequências por seus atos, apesar da graça de Deus? A maior lição que podemos aprender da saga dos israelitas no deserto é que é muito melhor obedecer a Deus da primeira vez. Contudo, há conforto em saber que, quando nos metemos em problemas, Deus pode endireitar as coisas, embora o caminho de volta possa ser mais longo e mais doloroso.

Mãos à Bíblia

3. Leia Números 27:12-23. O Senhor fala sobre a terra que Ele “dera” (no passado) aos filhos de Israel, embora eles ainda não estivessem lá. O que isso nos diz sobre as promessas de Deus?

4. Depois que o Senhor disse novamente a Moisés que ele não podia penetrar naquela terra por causa de seu pecado, como Moisés respondeu? Isto é, qual foi a principal preocupação de Moisés? O que isso nos diz sobre o tipo de homem que ele era?

5. Por que era tão importante que Josué recebesse seu cargo diante de toda a congregação?

Moisés logo morreria; seu trabalho estava feito. O encargo agora foi dado a Josué, designado sucessor de Moisés. O interessante é que o sucessor não foi um dos filhos de Moisés, mas, em vez disso, alguém que havia provado seu próprio valor. Foi Deus, e não Moisés nem a congregação, que escolheu Josué.

J. Amanda McGuire | Berrien Springs, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial