quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Imoralidade na Fronteira - 10/12/09 a 12/12/09

Quinta, 10 de dezembro

Aplicação

Firmes em meio à apostasia


Após uma viagem difícil de travessia por trechos desérticos, os filhos de Israel finalmente chegaram às fronteiras da Terra Prometida. Muito pouco era deixado por conta da imaginação agora. A visão das planícies ondulantes e o cativante aroma de uma multidão de espécies vegetais devia tê-los inspirado a reivindicar a terra prometida por Deus. Infelizmente, eles se permitiram ser apanhados pelo diabo, que está sempre conspirando e planejando.

Assim como fez com os israelitas, Satanás nos tentará a resmungar, reclamar e duvidar da bondade de Deus. Quando tudo o que Ele preparou para nós está ao alcance da vista, enquanto estamos nas fronteiras da Canaã celestial, também estamos correndo o risco de perder tudo.

Para termos certeza de que estaremos entre aqueles que chegarão em segurança à Canaã celestial, cada um de nós precisa, através da oração, conservar as defesas contra o diabo, vestindo toda a armadura da fé. Por causa da maneira sutil como o diabo tece sua teia do mal, é essencial que permaneçamos alerta. Os três passos seguintes nos ajudarão a fazer isso.

Evite ficar ocioso. Há ocasiões em que deixamos as coisas piedosas e nossa mente fica ociosa. Isso poderia ser resultado das várias atrações que o mundo lança sobre nós. Nossos sentidos ficam insensíveis em relação às coisas celestiais. Em Filipenses 4:8, Paulo nos encoraja a conservar a mente naquilo que é virtuoso.

Evite o mal. O pecado nos rodeia todos os dias. Contudo, não podemos usar isso como desculpa para ser subjugados por ele. Em João 17:15, Jesus orou para que fôssemos guardados do mal enquanto estamos neste mundo.

Tome medidas contra o pecado. Por mais que tentemos permanecer longe do pecado, ele pode e irá se manifestar entre nós. Já que é assim, precisamos, como indivíduos e como igreja, fazer algo quanto a isso. Em João 8, Cristo deu exemplos de como podemos, de maneira gentil, mas firme, lidar com o pecado.

Pecado não é meramente fazer algo errado. Os motivos e desejos que fazem com que pequemos também são maus. Cristo Se oferece para purificar-nos desses maus motivos e desejos. Davi fez uma oração, que se encontra no Salmo 51, pedindo que Deus o recriasse.

Mãos à Bíblia

“Depois da terrível devastação em Sitim, o Senhor não havia acabado Seu trato com os midianitas, aqueles que – mediante engano – haviam provocado tanto sofrimento a Seu povo. Justiça precisava ser feita. Esse ramo em particular dos midianitas se havia entregue à idolatria e todos os males que daí provinham. Como os amorreus, esse clã de Midiã havia “enchido a taça de sua iniquidade” (Ellen G. White, Review and Herald, 2 de maio de 1893.) E o Senhor decretou sua destruição.

6. Leia a história da destruição dos midianitas. Nesse relato, quais são algumas das coisas difíceis de entendermos hoje? Nm 31

7.
Qual era a lei a respeito das mulheres tomadas em cativeiro? Dt 21:10-14

Sincengani Mabhena Ncube | Pretória, África do Sul

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial