segunda-feira, 31 de maio de 2010

Integridade: Inteireza e Santidade - 31/05/2010 a 05/06/2010

Segunda, 31 de maio

Evidência
A integridade é saúde para o corpo


“A integridade compreende a consistência perceptível dos atos, valores, métodos, medidas e princípios.”1 Com base nessa definição, Robin Hood tinha integridade, porque desejava ajudar os pobres, roubava recursos dos ricos e os dava aos necessitados. Seus atos eram consistentes com seus valores. Mas será que seus atos eram cristocêntricos? Como seguidores de Cristo, devemos ter a aspiração de agir com base em Seu sistema de valores, e não nos atos de alguém como Robin Hood!

A integridade pessoal produz hormônios positivos em nosso corpo, de forma que podemos desfrutar felicidade e saúde. Mas, e se não vivermos à altura dela? Se decidirmos comprometer nossa fé e agir de maneira contrária ao que cremos? O resultado é estresse.

Nas últimas décadas, a medicina tem descoberto que várias doenças e problemas de saúde são exacerbados ou causados pelo estresse não resolvido. O Dr. Neil Nedley reuniu uma lista dessas doenças a partir da literatura médica. A lista inclui: câncer, asma, dores aleatórias, hipertensão e doenças cardiovasculares, ansiedade, acne, úlceras e refluxo gastroesofágico, psoríase, resfriados e outras infecções virais do trato respiratório superior, gripe, diabetes, tuberculose e artrite reumatóide.

Nosso alvo supremo para a boa saúde mental é ser “cheios de toda a plenitude de Deus” (Ef 3:19, NVI). Nossa integridade deve se harmonizar com a integridade de Cristo quando viveu na Terra, que é o modelo para nós. “Tudo posso nAquele que me fortalece” (Fp 4:13, NVI). Então, qual é o sistema de valores de Deus? Ele o delineou em Êxodo 20, Gálatas 5:22 e 23 e 1 João 3.

1. Integrity. http://en.wikipedia.org/wiki/Integrity (acessado em 9 de março de 2006).
2. Dr. Neil Nedley, Proof Positive: How to Reliably Combat Disease and Achieve Optimal Health Through Nutrition and Lifestyle (Ardmore: Okl.: Nedley Publishing, 1988), p. 333.

Mãos à Bíblia

Como é fácil para alguém que viaja a trabalho aumentar a nota de despesas! Como é fácil a um homem navegar furtivamente por algum site de pornografia na internet! Como é fácil às crianças mentir para os pais! Como é fácil sonegar alguns impostos! Como é fácil comer e beber demais! Como é fácil colar na escola! Como fácil... e a lista é longa!

2. Leia as histórias a seguir. Como esses homens poderiam ter facilmente perdido a integridade? Que podemos aprender dessas histórias? Gn 39:6-12; 1Sm 24:1-10; Dn 6:1-10

Bonnie Head | Alamosa, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial