terça-feira, 27 de abril de 2010

O Meio Ambiente - 27/04/2010 a 01/05/2010

Terça, 27 de abril

Evidência

O que Deus espera?


O que Deus queria dizer quando falou a Adão: “Encham e subjuguem a Terra”? (Gn 1:28)? É óbvio que Ele deseja que respeitemos toda a Sua criação, embora sejamos superiores a ela. Mas devemos dar à natureza precedência sobre nossas necessidades humanas?

Quando Deus criou Adão, tornou-o o administrador de todo o planeta, e esperava que Adão o governasse sabiamente, conservando o que Ele havia criado para servir aos seres humanos. Contudo, após a Queda a situação mudou. Os seres humanos e a natureza começaram a competir um com o outro. A natureza experimentou suas primeiras perdas quando Adão e Eva “mataram” folhas de figueira para fazer roupas, e quando um animal foi morto para fazer vestimentas para o casal caído. As pessoas passaram a usar e manipular a natureza para sobreviver neste novo mundo infestado pelo pecado. Deus nunca fala contra essa prática. Na verdade, em Gênesis 6:14 Deus instruiu Seu fiel servo Noé a derrubar uma floresta virgem para construir a arca, a fim de que as pessoas pudessem sobreviver ao dilúvio mundial que viria. Mesmo quando a água baixou, foi dito a Noé que ele e sua família podiam sair e comer animais limpos, para que as pessoas não morressem. É evidente desses versos que se esperava que os seres humanos usassem a natureza para suas necessidades básicas e sua sobrevivência.

Deus também instituiu o antigo sistema sacrifical hebreu, no qual o cordeiro sacrificado representava Jesus Cristo. Em muitas situações, como nos holocaustos (Lv 6), o animal inteiro era colocado no altar e queimado diante do Senhor. As pessoas tinham ordens de Deus para tirar a vida do animal para que pudessem compreender melhor o futuro sacrifício de Cristo.

Precisamos sempre governar a natureza de maneira sábia, como Deus nos ordenou. Deus nunca nos deu permissão para abusar daquilo que Ele e Seu poder criador fizeram. Na verdade, Deus deixa claro que um dia destruirá os que destroem a Terra (Ap 11:18). Contudo, Ele nos concede permissão para usar os recursos que Ele nos deu, e deixa claro que devemos usá-los sabiamente.

Mãos à Bíblia

4. Qual foi a primeira indicação a Adão e Eva de que seu ato de comer o fruto proibido tinha consequências? Gn 3:7, 17-19

Com a entrada do pecado, Adão e Eva enfrentaram algumas consequências sérias. Primeiramente, como Ellen White escreveu, desapareceu a roupa de luz que os cobria. O ambiente que os revestia mudou. O ambiente do mundo vegetal também mudou. Nele cresceram espinhos e cardos. O solo endureceu. E, pior de tudo, agora havia a morte, algo que eles nunca deveriam ter conhecido.

5. Como a humanidade passou a considerar a criação? 1Rs 10:14-22

Michael Riess | Berrien Spring, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial