segunda-feira, 26 de abril de 2010

O Meio Ambiente - 26/04/2010 a 01/05/2010

Segunda, 26 de abril

Exposição

A criação de Deus: passado, presente e futuro


Criação idílica (Gn 1:1-2:7; Mc 2:27, 28; 3:4). “Era a Terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus Se movia sobre a face das águas. Disse Deus: ‘Haja luz’, e houve luz” (Gn 1:2, 3, NVI). Assim começou o milagre da criação de Deus. Aqueles primeiros seis dias da história da Terra fornecem uma representação visual de Sua glória e amor. O salmista diz: “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das Suas mãos” (Sl 19:1, NVI). Deus repetidamente parou para contemplar o que tinha criado e declarar “que ficou bom” (Gn 1:4, 10, 12, 18, 21, 25, 31, NVI). A Criação culminou com o sábado, o dia de comungar com Deus no mundo natural que Ele havia criado para os seres humanos. O sábado, como a Terra, foi criado para nosso benefício – uma forma de compreendermos melhor nosso Criador e Salvador. Deus planejou o repouso do sábado para toda a Sua criação, não só para os seres humanos (Êx 23:10-12).

A relação entre as pessoas e a Terra (Gn 1:26, 28; 2:18-24; Mt 25:34-46). Gênesis descreve o relacionamento de Adão e Eva com o resto da criação no capítulo 2: “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo” (verso 15, NVI). A palavra hebraica mishmar significa “lealdade”, “dever” ou “encargo” (Nm 18:3-5, 8, 9). Mishmar tem a mesma raiz da palavra usada em Números 18 onde Deus descreve o cuidado que os levitas devem ter com o Seu santuário. Aqui Deus os lembra de que essa responsabilidade é um dom precioso, exatamente como o dom anterior concedido a Adão de cuidar da Terra. A mesma responsabilidade e privilégio de cuidadosa superintendência da Terra ainda existe para nós hoje. A Terra é do Senhor (Sl 24:1), mas Deus nos deu a incrível responsabilidade de cuidar dela (Sl 8:6-8).

Nosso relacionamento com a Terra é explicado de maneira mais detalhada em versos que discutem a mordomia (administração da vida). Jesus falou sobre essa ideia em várias parábolas. Em Mateus 25:14-30, Ele conta a história do homem que sai de viagem e que confia a seus servos sua propriedade. O servo que investiu sabiamente e protegeu os interesses do senhor foi recompensado com mais responsabilidades. Todos temos diferentes habilidades e recursos, e Deus indicou que devemos fazer o que pudermos para ser bons mordomos (administradores) dessas coisas, especialmente de Seu dom original para nós – a Terra (Lc 12:42-48).

Na passagem de Mateus, Jesus ainda conta a história das ovelhas e dos bodes que serão separados com base em como cuidaram dos necessitados (Mt 25:34-46). Novamente, Jesus enfatiza a ideia da boa mordomia (administração) dos recursos que nos foram dados.

A Terra de Deus maculada pelo pecado (Gn 3). Com a entrada do pecado, o ideal de Deus foi maculado. O egoísmo traz a tendência de usarmos a Terra sem levar em conta a preservação de nossos recursos. Quando Adão e Eva compreenderam que estavam nus, arrancaram folhas de figueira de uma árvore para fazer uma grosseira cobertura para o corpo (Gn 3:7). Mais tarde Deus realizou o primeiro sacrifício animal e usou as peles para criar roupas mais permanentes para eles (Gn 3:21). Assim, a morte foi um resultado imediato do pecado.

Implicações adicionais do pecado aparecem na maldição que Deus pronunciou após a fatal decisão de Eva. Deus disse que o solo produziria espinhos e que os seres humanos somente poderiam comer dela “com sofrimento” (Gn 3:17-19, NVI). A relação simbiótica planejada por Deus foi prejudicada.

O povo de Deus começou a usar mal a Terra. Muito mais tarde na história, os israelitas abusaram da terra que Deus lhes havia dado. Foi ignorada Sua ordem para que permitissem à terra um sábado de descanso a cada sete anos. Jeremias diz que essa foi uma das razões pelas quais os israelitas foram levados para o cativeiro (Jr 2:7). Quando os israelitas fossem levados cativos, a terra finalmente teria seu descanso sabático (2Cr 36:20, 21).

Nossa exploração da terra não prejudica somente a ela; prejudica também a nós e a todos os habitantes do planeta. Agora, temos que nos preocupar com a exposição ao sol, com a névoa tóxica, com a água poluída, com os aditivos químicos nos alimentos, e com muitos outros problemas ambientais criados pelo homem e que ameaçam nossa saúde.

A restauração. Enquanto vivemos na Terra, temos uma responsabilidade, como cristãos, de preservar a criação de Deus o máximo que pudermos.

Embora saibamos que Jesus vai recriar a Terra quando voltar (Ap 21:1), não podemos usar isso como desculpa para ignorar nosso dever de cuidar da Terra agora. Na verdade, Deus deixou claro que virá um tempo em que Ele recompensará os que fizeram um bom trabalho, o que certamente inclui o cuidado do planeta (Sl 62:12). Ele também declara explicitamente que os que destroem a Terra serão punidos (Ap 11:18).

Na Nova Terra, poderemos ver novamente a criação ideal de Deus, que nunca mais será maculada pelo pecado. Poderemos dizer com os serafins: “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a Terra inteira está cheia da Sua glória” (Is 6:3, NVI).

Mãos à Bíblia


2. Que podemos ler nas entrelinhas pelo fato de ter o próprio Deus descansado no dia de sábado? Gn 2:2, 3

3. Qual era o entendimento de Jesus a respeito do sábado? Mc 2:27, 28; Mc 3:4

Cristo restaurou o significado do sábado para aquilo que Deus pretendia originalmente. Mostrou que Deus considerava esse dia como um tempo para fazer o bem, buscar o avanço de Seu reino e servir a todos os que necessitam.

Christy Yingling | Berrien Springs, EUA

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial