O Pecado de Moisés e Arão - 26/11/09 a 28/11/09
Quinta, 26 de novembro
Aplicação
Por que Deus Se ira?
Quando leio a Bíblia, muitas vezes fico pensando sobre a pergunta: “Por quê?” Por que será que Deus fez isso? Por que Ele reagiu dessa forma? Assim, hoje vamos pensar no “Por quê?” para que possamos aprender algo sobre Deus e também sobre nós mesmos.
Leia Números 20 numa tradução que não seja a que você normalmente usa. Às vezes isso quebra aquele padrão do “já ouvi essa história um milhão de vezes” e nos dá uma perspectiva nova.
Enquanto você lê, coloque-se no lugar do personagem da história. Números 20:1 nos conta que Miriã morreu. A seguir lemos que o povo está reclamando para Moisés sobre a água. Precisamos perguntar a nós mesmos como seria ficar sabendo que Miriã tinha morrido. Qual seria o sentimento de estar no deserto sem água? Não ficaríamos com medo? Mas Deus tinha cuidado de muitos problemas semelhantes no passado. Os filhos de Israel tiveram amplas oportunidades de ver Sua provisão, de forma que a essa altura deviam ter confiado nEle.
Examine o texto em busca de evidências da justiça e misericórdia de Deus não só para com as pessoas envolvidas, mas também para com o bem-estar a longo prazo do povo de Israel, para com a instrução das nações ao redor deles, e mesmo para com o Universo. Faça um gráfico para ajudar você a visualizar isso. Num dos lados de uma folha de papel declare por que os atos de Deus parecem injustos, e para com quem. Do outro lado, declare por que os atos de Deus parecem justos, e quem se beneficia desses atos. Considere estas perguntas: (a) Por que as consequências desse pecado foram tão severas? Deus tratou os líderes de maneira diferente das pessoas a quem eles estavam liderando? Por quê? (Leia Patriarcas e Profetas, capítulo 37.) (b) As pessoas aprenderam a confiar em Deus? No capítulo seguinte, elas reclamam uma vez mais. Leia Números 21:5. Reclamamos quando o que Deus nos dá não é exatamente o que desejamos? Como Deus tentou ajudar Israel a desenvolver a confiança? Por que era importante que eles demonstrassem confiança às nações ao seu redor?
Vez após vez, Deus permite que os seres humanos sofram as consequências, e vez após vez, Ele perdoa e cura. Esse exemplo da rebelião no deserto nos ensina sobre a seriedade da desobediência. Também oferece um belo exemplo de Seu amor e de Sua provisão para nossas maiores necessidades – perdão para nossos pecados e reconciliação com Ele.
Mãos à Bíblia
7. Leia Números 21:10-33 e responda: Que promessas os hebreus fizeram ao rei pagão Seom? O que foi oferecido nessa promessa?
8. Quem atacou primeiro? Verso 23
9. Que diferença houve entre a maneira de os israelitas responderem ao rei Seom e ao rei Ogue?
“Estas nações nas fronteiras de Canaã teriam sido poupadas, caso não se houvessem levantado em desafio à palavra de Deus e se oposto à marcha de Israel” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 434).
Gayle Smith | Missão La Vida, Novo México, EUA
Marcadores: 26 de novembro, lição escola sabatina, O Pecado de Moisés e Arão, Quinta
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial