quarta-feira, 4 de junho de 2008

O Significado de Sua Morte - 04/06/2008 a 06/06/2008

Quarta, 4 de junho

Testemunho
Ele os perdoou

Aqui estão mais duas metáforas empregadas pelos escritores do Novo Testamento:

3. O conceito de propiciação (ou expiação): Hebreus 2:17 diz que a obra de Cristo é fazer "propiciação pelos pecados do povo". Propiciação tem o sentido de apaziguar alguém ou algum deus. Embora esses escritores hajam tomado emprestado o vocabulário do grego, eles deram a ele um novo conteúdo e significado. Assim, muitos estudiosos da Bíblia concordam que, em vez de "propiciação", a palavra grega hilasterion deveria ser traduzida por "expiação". Compreendida assim, a idéia é que pela morte de Jesus, Deus "expia", "cobre", "apaga" nosso pecado.
4. O conceito de reconciliação.

5. Como Paulo aplica o conceito de reconciliação em suas epístolas? Rm 5:10, 11; 2Co 5:18-21; Ef 2:16; Cl 1:20-22

"O Filho de Deus foi rejeitado e desprezado por amor de nós. Podemos, à plena vista da cruz, contemplando com os olhos da fé os sofrimentos de Cristo, contar a história de nossos infortúnios, nossas provações? Podemos acalentar no coração vingança para com nossos inimigos, ao passo que dos pálidos e trêmulos lábios de Cristo brota uma oração por Seus injuriadores, Seus assassinos – ‘Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem’? Luc. 23:34" (Para Conhecê-Lo [MM 1965], p. 65).

"Quando estudamos o caráter divino à luz da cruz, vemos a misericórdia, a compaixão e o perdão, misturados à eqüidade e à justiça. Vemos no trono Alguém tendo nas mãos, nos pés e no lado as marcas do sofrimento suportado para reconciliar o homem com Deus. Vemos um Pai, infinito, habitando na luz inacessível e todavia recebendo-nos para Si através dos méritos de Seu Filho. A nuvem de vingança que ameaçava apenas miséria e desespero, à luz da cruz refletida revela as palavras de Deus: Vive, pecador, vive! Arrependido e crente, vive! Eu já paguei o resgate!" (Atos dos Apóstolos, p. 333).

"Quando o pecador arrependido fixa os olhos no ‘Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo’ (João 1:29); em contemplação, é transformado. Seu temor transmuda-se em alegria, suas dúvidas em esperanças. Surge a gratidão. Abranda-se o espírito obstinado. Uma onda de amor inunda o ser. Cristo é nele uma fonte que salta para a vida eterna.

"Quando vemos a Jesus, um Homem de dores e familiarizado com os trabalhos, esforçando-Se por salvar os perdidos, rejeitado, escarnecido, expulso de cidade em cidade, até que se cumprisse Sua missão; quando O contemplamos no Getsêmani, suando grandes gotas de sangue, e na cruz, morrendo em agonia – quando vemos isso, não mais o próprio eu clama por atenções" (O Desejado de Todas as Nações, p. 439).

Patrick Herbert | Nottingham, Inglaterra

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial